Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Batalhão Ambiental promove gincana entre alunos das escolas Tiradentes e Dom Pedro II

Publicados

MATO GROSSO

Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), promoveu, nesta segunda-feira (05.06), uma gincana entre as escolas militares Tiradentes, da Polícia Militar, e Dom Bosco II, do Corpo de Bombeiros. Ao todo, 120 alunos do 2º e 3º ano competiram no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. Entre as brincadeiras, os estudantes disputaram cabo de guerra, queimada e quiz – com torta na cara em caso em erro na resposta.

O comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel, Fagner Augusto do Nascimento, explicou que o intuito da atividade era levar uma mensagem de respeito e preservação ao meio ambiente de uma maneira diferente, fora da sala de aula e em meio a natureza.

“Todos os anos desenvolvemos um calendário para conscientização do meio ambiente nas escolas militares e em locais abertos à sociedade, e dessa vez não foi diferente. A ideia é promover integração, trocar conhecimento e fazer uma competição de forma saudável entre os estudantes do Tiradentes e Dom Bosco II”.

Leia Também:  Gefron apreende 79 tabletes de pasta base de cocaína em compartimento falso de veículo e prende motorista

Um dos coordenadores da Escola Militar Tiradentes, 1º sargento Glauber Jordão, ressaltou que a atividade visava promover a integração entre os estudantes, somando os conhecimentos adquiridos em sala de aula e promover uma competição suadável e lúdica.

“Com isso estaremos despertando a sensibilização dos alunos, formando futuros agentes integrantes de um meio ambiente mais sustentável, tornando multiplicadores de conhecimentos. A gincana não busca mostrar quem são os melhores, mas sim demostrar respeito ao próximo. A escola precisa sempre se perceber como um ator muito importante na construção de hábitos nesses novos cidadãos”, reforçou.

No cabo de guerra, os alunos do Tiradentes levaram a melhor. “Isso mostra que a união faz a força. Foi muito boa a experiência de poder interagir com os alunos do Dom Pedro II”, disse Bianca da Silva, de 16 anos.

Gustavo André, de 15 anos, aluno do colégio Dom Bosco II, também enfatizou que a gincana foi uma maneira de estar mais próximo dos alunos do colégio Tiradantes. “Foi legal essa oportunidade de poder conhecer outros jovens que também interessam pela carreira militar e interagir com eles. Vamos esperar por uma próxima gincana”.

Leia Também:  Nota MT realiza sorteio nesta quinta-feira (08) com prêmios de até R$ 100 mil

A gincana ainda contou com estandes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Força Tática e com uma aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além de uma tirolesa montada pelos militares do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

Publicados

em

O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.

A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.

A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,

redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.

“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.

Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.

Leia Também:  Sema-MT sedia oficina sobre plano de ação nacional para conservação de espécies ameaçadas de extinção

Outros projetos ambientais

No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.

Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.

O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.

Leia Também:  VÍDEO: Candidato a vereador em Rondonópolis é suspeito de ligação com o Comando Vermelho, afirma delegado

Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.

As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA