MATO GROSSO
Bate-papo sobre ética e assédio percorre setores do TCE-MT em ação do Corregedoria Day
MATO GROSSO
A equipe Corregedoria-geral da instituição tirou dúvidas e tratou sobre as condutas mais adequadas ao ambiente de trabalho.
Ética sim, Assédio não: este é o ponto de partida para um bate-papo que percorreu os setores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) nesta quinta-feira (2). De sala em sala, a equipe Corregedoria-geral da instituição tirou dúvidas e tratou sobre as condutas mais adequadas ao ambiente de trabalho.
As visitas, que se estendem até a sexta-feira (3), são realizadas em alusão ao Dia Nacional da Ética e fazem parte do Corregedoria Day, ação coordenada nacional que incentiva o debate sobre estes assuntos no âmbito dos órgãos de controle externo de todo país.
O presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, avalia que esta é uma forma de reforçar valores fundamentais entre os servidores. “São temas atuais e extremamente relevantes. Ao trazermos isso ao Tribunal, estamos prevenindo comportamentos inadequados e garantindo a dignidade e o bem-estar que todos merecem.”
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
Equipe da Corregedoria-geral do TCE-MT, que é liderada pelo conselheiro José Carlos Novelli. |
Já o corregedor-geral, conselheiro José Carlos Novelli, destaca o papel da abordagem na promoção de uma cultura pautada na integridade, transparência e responsabilidade. “Nosso principal objetivo é manter o ambiente profissional saudável e respeitoso, o que reforça o compromisso da Corregedoria com um Tribunal ético e livre de assédio.”
À frente do debate, a assessora jurídica da Corregedoria, Eliane Moreira da Cunha, reforçou que o comportamento dos servidores tem impactos sobre a imagem construída pelo órgão. Também lembrou que, para além de denúncias, o setor também atua para resolver situações antes da abertura de processos administrativos.
“A ideia é conscientizar o servidor de que seu comportamento, a maneira como ele atua, como ele trata seus colegas, atende aos fiscalizados, ou como se veste, refletem junto ao Tribunal de Contas. Temos que ter consciência de que tudo que fazemos está representando a instituição”, pontuou.
Para a servidora Silvia Kasmirski, a Corregedoria acerta ao alertar sobre temas como o assédio. “Há alguns anos, respondemos a um questionário sobre o assédio sexual e moral nos tribunais do país, que teve um resultado surpreendente. Então, é importante que a Corregedoria não deixe esse tema ser esquecido, são situações que podem ocorrer.”
Código de Ética e Cartilha
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
“Ética sim, Assédio não” é o tema da campanha. |
Ao longo da manhã, também foram distribuídos o Código de Ética dos Servidores do TCE-MT (Resolução 4/2022) e a Cartilha de Conscientização e Combate ao Assédio Moral e Sexual nos Tribunais de Contas.
O Código considera preceitos éticos previstos na Constituição Federal de 1988, relativos, por exemplo, aos princípios da moralidade administrativa e da dignidade da pessoa humana. Assim, fornece parâmetros para que a sociedade possa aferir a integridade e a lisura das ações e do processo decisório adotados no Tribunal de Contas.
A elaboração da resolução normativa se deu a partir de referenciais de códigos de ética de organizações congêneres como do Tribunal de Contas da União (TCU), além de disposições da Lei Anticorrupção e do Decreto Federal n° 8.420, que tratam de procedimentos internos de integridade e incentivo à denúncia de irregularidades.
Já a Cartilha de Conscientização e Combate ao Assédio Moral e Sexual nos Tribunais de Contas foi elaborada pelo Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do Instituto Rui Barbosa (IRB), visando a prevenção e combate de todas as formas de assédio, quais sejam moral, sexual, racial e de gênero.


MATO GROSSO
Genius Publicidade anuncia Thaiga como nova agenciada e fortalece presença no mercado

Na última sexta-feira (11/04), a Genius Publicidade, consolidada como uma das maiores agências de Mato Grosso, promoveu em seu rooftop um evento exclusivo, para marcar o lançamento de sua nova agenciada: a influenciadora digital e gamer Thaiga. O encontro, que reuniu empresários, coordenadores e gerentes de marketing das maiores empresas de Cuiabá, celebrou a chegada da renomada criadora de conteúdo ao casting da agência.
Thaiga é referência nacional no universo gamer, tendo mais de 8 milhões de seguidores no TikTok e mais de 4 milhões de seguidores no Instagram, com destaque no cenário de League of Legends. Formada em Publicidade e Propaganda, iniciou sua carreira em agência antes de despontar como streamer e influenciadora. Ao longo de sua trajetória, foi produtora de conteúdo da ProGaming eSports e integrou o time de criadores da LOUD, uma das maiores organizações de eSports da América Latina.
Com sua entrada oficial para a Genius Publicidade, Thaiga passa a contar com gestão estratégica de imagem, contratos e ações comerciais voltadas para o Centro-Oeste, com foco especial em Cuiabá e região. Agora, marcas locais poderão associar seus nomes a uma das maiores personalidades do universo gamer, com valores compatíveis com o mercado regional e entregas de impacto nacional.
“É uma honra poder fazer parte desse momento com a Genius. Acredito muito no poder das conexões regionais e estou animada com as possibilidades que vamos construir juntos”, afirmou Thaiga durante o evento.
“A chegada da Thaiga representa um grande passo para o mercado publicitário do Centro-Oeste. Estamos falando de uma influenciadora consolidada, com relevância nacional, que agora está ainda mais próxima das marcas locais. Nosso objetivo é gerar valor real para os nossos clientes através de parcerias estratégicas e criativas”, destacou Junior Brasa, CEO da Genius Publicidade.
Durante o evento, além da assinatura oficial do contrato, os convidados puderam conhecer de perto a trajetória da influenciadora e vislumbrar novas possibilidades de conexão com o público jovem e digital. A Genius reforça, com esse movimento, seu compromisso de inovar e aproximar marcas de nomes que são tendência e influência real no cenário atual.
-
CUIABÁ2 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues visita o bairro Altos do Coxipó e reforça compromisso com a população
-
MATO GROSSO2 dias atrás
O pagode começa com um brinde: Itaipava é a cerveja oficial da Tardezinha 2025
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Crianças em tratamento contra o câncer recebem ovos de Páscoa em ação da AACCMT
-
MATO GROSSO2 dias atrás
32% dos empresários no Estado são jovens, revela pesquisa do Sebrae/MT
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Conceel-EMT discute plano de investimentos da Energisa para 2025
-
MATO GROSSO2 dias atrás
De peixe a chocolate: saiba como harmonizar cervejas especiais com receitas tradicionais da Páscoa
-
MATO GROSSO7 horas atrás
Maquete interativa proporciona experiência de vida em modo férias para clientes de empreendimento em Cuiabá
-
MATO GROSSO7 horas atrás
Atualização da NR-1 torna obrigação promover a saúde mental no trabalho