MATO GROSSO
Bombeiros fazem curso para atuar como árbitros de Certificação Nacional de Cães
MATO GROSSO
Com o curso, os participantes poderão atuar como árbitro a partir do acompanhamento e análise das habilidades dos cães e de seus treinadores em provas de certificação.
O curso terá carga horária de 60 horas/aula, além do estágio prático por meio da certificação. Nessa edição, além de militares do Mato Grosso, participaram também bombeiros de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Amapá, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Sergipe, Roraima e Pará.
A capacitação segue até o próximo dia 30, com o objetivo a formar árbitros que estejam aptos para ser avaliadores em provas de certificação.
Durante o curso será realizada uma certificação nos dias 27, 29 e 30 de novembro de 2023, que irá servir como estágio prático para os participantes do curso, em que terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades na elaboração, planejamento e execução de provas, bem como estabelecer parcerias com binômios (cães e seus respectivos condutores). Além disso, serão fornecidos detalhamentos sobre logística, organização e questões documentais relacionadas ao processo de certificação.
Durante a cerimônia de abertura do curso, o comandante geral adjunto do CBMMT, coronel BM Ricardo Antônio Bezerra Costa, enfatizou a importância da certificação para os profissionais que atuam nessa área, uma vez que garante o conhecimento para realizar avaliações precisas. Além disso, a formação fornece uma base sólida para que os julgadores obtenham as próprias certificações, contribuindo para o crescimento e avanço dessa prática em todo o país.
“Uma das principais vantagens do curso é que capacita os militares para que possam obter as próprias certificações em seus estados de origem, tornando o processo mais rápido e eficiente. Atualmente, as provas de certificação são centralizadas em alguns estados, o que pode dificultar a participação dos interessados. Com a formação adequada, os avaliadores estarão aptos a avaliar cães em provas de certificação, permitindo um acesso mais amplo e descentralizado”, destacou o comandante geral adjunto.
LIGABOM
O Ligabom é o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, uma entidade que busca promover a integração e o aprimoramento dos bombeiros militares em todo o país. Fundado em dezembro de 2003, o órgão colegiado representa as instituições nacionalmente, por meio da união dos comandantes-gerais. A criação do conselho é um marco histórico para a classe.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.