Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Botelho afirma que decisão sobre mudança de partido fica para 2024: “Essa discussão só aconteça em janeiro”

Publicados

MATO GROSSO

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado Eduardo Botelho (União Brasil), que vem pleiteando sua candidatura à Prefeitura de Cuiabá em 2024, tem travado uma disputa interna acirrada dentro do partido com o deputado federal Fábio Garcia. O descontentamento de Botelho com o União Brasil após sinais de preferência à Garcia tem deixado os partidos políticos de olho no deputado, no entanto,  Botelho reafirmou que irá manter o compromisso feito com a sigla, e que irá discutir o assunto somente em 2024.

A declaração de Botelho veio após o ministro da Agricultura e presidente do PSD no Estado, Carlos Fávaro, sinalizar apoio à Federação Brasil da Esperança, caso Botelho demore a se decidir. Fávaro e Botelho estiveram reunidos no último sábado (1°), onde discutiram sobre o assunto.

Nesta quinta-feira (6), em conversa com jornalistas, Fávaro afirmou que não pretendia pressionar o deputado, mas lembrou que o PSD poderá apoiar o candidato do grupo do presidente Lula (PT). Em Mato Grosso, o PT integra a Federação Brasil da Esperança, formada ainda por PV e PC do B.

Leia Também:  VÍDEO: ribunal de Contas de Mato Grosso cria protocolo para melhorar atendimento da tuberculose

“Já tratei disso com o ministro, mas como eu já disse, é de conhecimento público, eu ainda não parei para fazer essa avaliação. Recebi convites de vários partidos: PSB, Republicanos, MDB… Mas nós chegamos a um entendimento no União Brasil, para que essa discussão só aconteça em janeiro, então eu vou esperar isso”, disse Botelho.

Internamente Botelho conta com apoios importantes dentro da sigla, como o da bancada estadual e dos irmãos Jayme e Júlio Campos, caciques históricos da legenda e com forte poder de influência entre os filiados.

Já Fábio Garcia, é tido como candidato de preferência do governador Mauro Mendes”. Nesta semana, por exemplo, Garcia foi indicado pelo governador para assumir a Casa Civil do Estado, durante a licença de Mauro Carvalho, que assumiu uma vaga no Senado. A indicação de Garcia ao cargo é tida como mais uma articulação para ganhar capilaridade política para as próximas eleições.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

Publicados

em

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.

Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.

“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.

O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.

Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.

Leia Também:  Quadro de energia da UPA Morada do Ouro apresenta falha e pacientes são encaminhados a outras unidades

Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.

Representante da advocacia

Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.

“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.

Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.

“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.

Leia Também:  Sefaz-MT disponibiliza calculadora online e gratuita para apurar o diferencial de alíquotas do ICMS

O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA