MATO GROSSO
Botelho aumenta vantagem contra adversários e chega a 39%
MATO GROSSO
candidato a prefeito Eduardo Botelho (União) aumentou a vantagem na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, chegando a 39% das intenções de voto dos eleitores no primeiro, na modalidade estimulada, na pesquisa do instituto MT Dados contado pelo site Folhamax. Ele também venceria qualquer simulação de segundo turno de acordo com o levantamento, o primeiro divulgado após início da campanha eleitoral, no dia 16 de agosto.
Na modalidade estimulada, Botelho chega a 39% das intenções de voto, Abilio Brunini (PL) aparece com 21%, Lúdio Cabral (PT) com 15%, Domingos Kennedy (MDB) com 2% e Ricardo Tomaz (PCO), que havia sido homologado candidato em convenção quando a pesquisa foi encomendada, tem 1%.
Um total de 2% dos eleitores disseram que votariam branco ou nulo, enquanto 20% não sabem ou não responderam a pesquisa.
Já na modalidade espontânea, Botelho lidera com 22%, Abilio Brunini 12%, Lúdio Cabral com 7%, Kennedy e Ricardo Tomaz com 1% cada. Um total de 2% disseram votar nulo ou branco e 55% não sabem em quem votar, ou não responderam a pesquisa.
A pesquisa foi a campo entre os dias 7 e 10 de agosto, entrevistou 1.100 pessoas. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,95%. Ela foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-06256/2024.
SEGUNDO TURNO
Nos cenários de segundo turno com a presença do primeiro colocado no primeiro, Eduardo Botelho, ele venceria a disputa contra qualquer adversário.
Botelho tem a intenção de votos de 44% dos eleitores contra 23% de Abilio. Já 6% dos entrevistados votariam em brano ou nulo, enquanto 27% não sabem ou não responderam em quem votariam.
Botelho teria 45% de intenção e voto contra 16% de Lúdio Cabral. Nesse cenário, 8% votariam em branco ou nulo, enquanto 31% não souberam ou optaram por não responder a pesquisa.
Já em uma disputa União Brasil contra MDB, Botelho tem 49% das intenção de votos, contra 3% de Domingos Kennedy. Nesse cenário, 13% dos eleitores votariam branco ou nulo e 35% não sabem ou não responderam em quem votariam.


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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