LEI DA PESCA
Botelho pede “respeito” a deputados e prevê votação acalorada
MATO GROSSO
Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Botelho (União) prevê que a votação do projeto de lei da pesca em Mato Grosso deve ser feito em meio a vaias, aplausos e discussões. Aos deputados, Botelho disse ter pedido “respeito”
“A expectativa é de que ocorra uma votação bastante debatida, discutida, com muita gente acompanhando, mas que seja respeitosa. Isso que eu estou pedindo para todos os deputados”, disse Botelho.
A equipe de segurança da Assembleia Legislativa será reforçada e cerca de 60 militares, entre eles uma equipe da Rotam, foram acionados. A expectativa é que 2 mil pessoas vão ao Legislativo acompanha votação de projeto.
Para o presidente, no entanto, não deve haver grandes percalços.
“Eu acho que todos que vêm aqui vão ser pacíficos. Eu não vejo que ninguém vai vir aqui para agredir ninguém. Agora vaiar, pode vaiar. É um direito! Se ele é contra, qual que é a forma dele expressar a indignação? Bater não pode. Jogar pedra não pode. Ele pode vaiar”, disse.
“Assim como aquele que está gostando da atitude… Ele vai fazer como? Vai lá beijar o cara? Não, ele vai aplaudir”, disse.
Botelho revelou que além do aparato de segurança serão distribuídas senhas e pulseiras de cores diferentes para que os favoráveis e contrários fiquem em locais diferente na Galeria do Plenário.
“Vamos distribuir umas pulseiras para cada cor definindo que é a favor, que a conta e para ficar do lado, para evitar brigas. E a gente espera que ocorra de uma forma bem debatida, bem discutida, e mais democrática. Que seja garantida a liberdade para os deputados votarem com a tranquilidade e como a consciência deles mandar”, completou.
Reviravolta
Na primeira votação, o projeto de lei encaminhado pelo Estado contou com 14 votos favoráveis e foi aprovado. A tendência é que a placar continue o mesmo na segunda votação.
Contrário ao projeto, Botelho afirmou que a tendência deve se conformar, mas “tudo é possível”.
“Votação é sempre uma incógnita. Só pode falar o resultado depois de votar. Tem gente que muda na hora. Eu tenho conversado, não tenho se sentido dispostos de mudar, mas na hora, no calor, tudo é possível”, disse.
O projeto
O projeto de lei, encaminhado pelo Governo do Estado, pretende proibir o transporte, armazenamento e comercialização de pescados nos rios pelos próximos cinco anos. A intenção é fomentar o turismo e aumentar o estoque pesqueiro nos rios do Estado.
Se aprovado, a lei passará a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2024, sendo permitida a pesca de subsistência e na modalidade pesque e solte – exceto no período da piracema, em que serão proibidas todas as modalidades.
MATO GROSSO
Condomínio com conceito clube está com obras aceleradas na Avenida das Torres
As obras do Essence Bella Vita Home Club seguem a todo vapor na Avenida das Torres, em Cuiabá. Atualmente, o empreendimento executa a primeira etapa do cronograma, que contempla serviços de infraestrutura de água, esgoto, drenagem, terraplenagem e parte elétrica.
O condomínio terá 537 lotes, com áreas que variam de 180 m² a 334 m², e infraestrutura voltada ao padrão de condomínios do tipo clube e que proporcionam a sensação de uma vida em modo férias.
As intervenções marcam o começo da implantação do empreendimento no local.
O projeto foi desenvolvido com foco na integração entre moradia, lazer e áreas verdes.
O empreendimento contará com estrutura de lazer distribuída em diferentes espaços, além de sistema de segurança que inclui monitoramento por drone autônomo no perímetro, reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, com operação contínua, inclusive em condições climáticas adversas.
De acordo com o diretor de marketing da incorporadora Essence Urbanismo, Henrique Gavioli, o avanço das obras representa um marco importante no desenvolvimento do projeto.
“É um empreendimento que exigiu um planejamento detalhado, principalmente pela complexidade da infraestrutura e do conceito adotado, e essa etapa confirma o avanço dentro do cronograma previsto”, destacou o diretor.
Sobre o Essence Bella Vita Home Club
A área comum prevê piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet, sala de jogos, academia, beauty care, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. O projeto idealizado pela incorporadora Essence Urbanismo inclui ainda uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, permitindo preparo de churrasco no estilo fogo de chão.
Até o momento, mais de 160 unidades já foram comercializadas, indicando a adesão inicial ao empreendimento ainda na fase de implantação.
Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.