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Câmara institui Festival de Cururu e Siriri no calendário de Cuiabá

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A Câmara Municipal de Cuiabá, aprovou a proposta do presidente Chico 2000 (PL), para instituir o Festival de Cururu e Siriri de Cuiabá como política pública de valorização e projeção da nossa mais tradicional manifestação cultural. O Festival constará no calendário oficial do município. A matéria foi aprovada por 21 votos favoráveis, em regime de urgência.
A ideia é de que o evento seja realizado anualmente, preferencialmente na última semana do mês de agosto em alusão ao dia 22 que se comemora o dia nacional e mundial do folclore. A realização do evento será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, a quem caberá alocar recursos e construir instrumentos que garantam sua efetivação.
Na justificativa, Chico 2000 lembra que o Festival de Siriri de Cuiabá teve seu processo embrionário em 2002, na gestão do então prefeito Roberto França, e criado à época pelo secretário de Cultura, Francisco Antônio Vuolo, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura de Cuiabá, com recursos provenientes da antiga Lei Municipal de Incentivo à Cultura com abatimento nos impostos municipais: IPTU e ISS.
“Nessa época havia quatro grupos de siriri na capital, o Flor do Campo, Flor Ribeirinha, Viola de Cocho e Tchapa e Cruz, fato que evidenciava uma premente necessidade de interferência por parte do poder público municipal, no sentido de estimular a prática e a renovação dos praticantes. Essa gestão realizou as três primeiras edições do referido Festival, 2002, 2003 e 2004. Um programa que se transformou na mais assertiva política pública de resgate, valorização e promoção da mais importante manifestação da nossa cultura popular. Foi por meio dessa iniciativa que o órgão gestor da cultura municipal da nossa capital conseguiu promover renovação e projeção dos nossos grupos de siriri. Ao passar dos anos, 14 edições já realizadas, atravessando diversas gestões no município”, argumentou o vereador no projeto.
Chico 2000 defende que a realização do Festival pelo município contribui para colocar o Siriri em evidência local, regional e nacional, uma vez que vários grupos de Cuiabá participam de circuitos nacionais e internacionais de folclore, sangrando-se campeões em diversas oportunidades. Para entrar em vigor, o Executivo Municipal precisará sancionar a proposta.
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá
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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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