Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Câmara promove doação de sangue nos dias 15 e 16 de maio

Publicados

MATO GROSSO

A Coordenadoria de Assistência e Saúde do Trabalhador da Câmara Municipal de Cuiabá promove a campanha “Cidadão Sangue Bom”, em uma parceria com o MT Hemocentro, visando reabastecer o banco de sangue público.
A unidade móvel do MT Hemocentro ficará na quarta e quinta-feira (15 e 16) na Praça Moreira Cabral, localizada em frente da sede do Poder Legislativo Municipal. As pessoas poderão doar sangue das 7h30 até 12h30.
Quem quiser doar sangue precisa ter entre 16 e 69 anos, estar com boa saúde e pesar mais de 50 quilos. Entre outros critérios estão ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter consumido bebidas alcoólicas pelo período de 12 horas antes da doação. Pessoas diagnosticadas com covid-19 devem aguardar pelo menos 10 dias após o fim dos sintomas para agendar uma doação.
A iniciativa ainda vai conceder isenção aos atletas que pleiteiam se inscrever na 8ª Corrida Pela Vida, mediante a apresentação do comprovante na unidade da empresa Chiroli, na XV de Novembro, 550 – Porto. A corrida está programada para o dia 22 de junho. “A única forma de se inscrever para a Corrida Pela Vida é através da doação de sangue. Procurem o Hemocentro e façam suas doações. Dia 22 de junho é a data de mais um grande evento esportivo nessa cidade, e dessa forma estaremos ajudando a salvar vidas e a população cuiabana. É mais uma ação da Câmara Municipal de Cuiabá”, comentou o presidente Chico 2000 (PL).
SALVE VIDAS – Esse gesto de solidariedade pode ajudar a salvar até quatro vidas, a partir de um único doador. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Criança de oito anos é a primeira a receber a vacina no Estado
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  VÍDEO: Deputado Faissal Calil estuda abrir CPI da Energisa para investigar qualidade dos serviços em MT

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA