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Caminhada marca início das programações da Semana da Adoção em Mato Grosso

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Com o objetivo de divulgar e desmistificar o tema “adoção”, a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), da qual a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes é madrinha, realizou uma caminhada no bairro São Gonçalo Beira-Rio, na manhã de domingo (21). A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasi Bugalho, esteve presente representando a primeira-dama do Estado.

O evento, que marca o início das programações da Semana da Adoção em Mato Grosso, teve a abertura no quintal da Associação Cultural Flor Ribeirinha, com uma apresentação de dança do grupo Semente Ribeirinha, do qual a primeira-dama Virginia Mendes também é madrinha, formado por meninas e meninos com idade entre 6 a 12 anos, e a presença de famílias compostas por pais e filhos adotivos.

“Eu gostaria muito de ter participado da caminhada, mas ainda estou me recuperando, recebi as mensagens e vi a mobilização e estava tudo lindo. Eu posso dizer com toda certeza o quanto a adoção é importante, é um ato de amor e que o elo familiar pode sim existir na mesma intensidade, porque sou fruto de adoção. Vamos nos unir durante esta semana que marca as discussões acerca do tema. A única coisa que uma criança ou adolescente que está para adoção precisa é de amor e de um lar seguro”, ratificou a primeira-dama de MT, Virginia Mendes.

A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasi Bugalho, falou sobre a alegria de participar do evento representando a primeira-dama Virginia Mendes e falando sobre a importância da adoção, , legal e segura, e do trabalho que a Ampara tem feito junta ao Tribunal de Justiça e a Setasc. “Aqui estamos com duas causas do coração da primeira-dama Virgínia Mendes, a adoção e o Flor Ribeirinha. Faz parte da vida dela, ela caminha junto com a Ampara há algum tempo, antes mesmo de ser primeira-dama do estado. Ações como essa nos fazem mais felizes, de divulgar a importância da adoção. As nossas crianças não são o futuro, elas são o presente, e temos que cuidar muito bem delas para que realmente possam ser nosso futuro”, completou.

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A presidente da Ampara, Daisy Guilem, agradeceu o apoio da primeira-dama Virginia Mendes, da Setasc e do Flor Ribeirinha, na pessoa de dona Domingas. Ela ressaltou a importância do dia 25 de Maio, Dia Nacional da Adoção. “É a única data do ano que a gente consegue falar com a sociedade sobre adoção, sobre crianças, sobre família, sobre legalidade, despertando nas pessoas o interesse pelo assunto. Precisamos mostrar para as pessoas que é possível amar, independente do sangue, da cor e da condição financeira, que é possível ser família, porque família é onde habita o nosso coração. Onde está o nosso coração, aí está nossa família. Estamos aqui também para enfrentar preconceitos e mostrar que preconceitos não cabem mais na nossa sociedade e que a família se forma a partir do momento que a gente se ama”, enfatizou.

Semana da Adoção

Durante a Semana da Adoção outras atividades também serão realizadas em prol do tema. Na segunda-feira (22), às 14 horas, no saguão da entrada principal do Tribunal de Justiça, ocorreu a abertura da Semana Estadual da Adoção e lançamento do perfil da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA) no Instagram (@cejatjmt), com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva.

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Na quarta-feira (24), a partir das 9h, haverá ainda o Seminário “As diversas complexidades da adoção”, com participação da juíza Gleide Bispo Santos, da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca da Capital.

Para o dia 25 de maio, Dia Nacional da Adoção, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) convocou a todos as tribunais para realizar o twitaço #AdotarÉAmor. A mobilização digital, que ocorre desde 2017, tem feito com que o tema adoção ganhe repercussão na sociedade. O Poder Judiciário de Mato Grosso é parceiro dessa causa, principalmente por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA).O twitaço está marcado para começar às 15 horas do dia 25 de maio, usando a hashtag #AdotarÉAmor.

O objetivo é acionar uma grande rede e fazer a adoção ser uma das principais pautas do dia no Twitter. Para isso, pessoas e instituições devem publicar em seus perfis nas redes sociais conteúdos (textos, fotos e/ou vídeos) sobre adoção, além de interagir com a hashtag e convidar outras pessoas a fazerem parte dessa mobilização.

No mesmo dia (25), às 9 horas, no auditório Gervásio Leite, o Poder Judiciário, juntamente com a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) e o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), realizarão a cerimônia de premiação do 10º Concurso de Redação sobre adoção, voltado para alunos do 6º ao 9º ano de escolas da rede pública e privada de todo Estado. A temática deste ano é: “Adoção: de repente uma família”.

Fonte: Governo MT – MT

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Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

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O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.

A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.

A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,

redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.

“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.

Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.

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Outros projetos ambientais

No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.

Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.

O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.

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Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.

As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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