Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Caminhada no Morro de Santo Antônio fomenta turismo rural na comunidade Morrinho

Publicados

MATO GROSSO


Lançado no mês de dezembro, o projeto Caminhos do Morro – Comunidade Morrinho inicia a programação do ano com o ‘Desafio dos 100 km’, uma caminhada na natureza no entorno do Morro de Santo Antônio. O projeto conta com a assistência técnica da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Associação de Pequenos Produtores Rurais e Moradores de Morrinho (Aprumo), em Santo Antônio de Leverger.

A iniciativa é promovida pelo Rancho Epona, uma das 14 propriedades que fazem parte do projeto, e será realizada entre os dias 21 e 25 de fevereiro (de segunda a sexta-feira), com a meta de percorrer 20 km diários, com saída e retorno da sede do Rancho. Na sexta-feira (25), último dia de caminhada, a chegada será na sede Aprumo, fechando a programação com a entrega de certificado dos quilômetros percorridos.

A técnica da Empaer Ludmila Bodnar lembra que o objetivo é fomentar a agricultura familiar associada ao turismo rural e, como atrativo, o Morro de Santo Antônio.

“Buscamos estimular, orientar e seguimos acompanhando todos os atrativos que fazem parte do projeto e os que desejam fazer parte. A região tem potencial, mas precisa de um olhar sensível dos gestores para deslanchar”.

Leia Também:  VÍDEO: Presidente da Associação Mato-grossense dos Deficientes (AMDE) comemora inserção no mercado

Segundo Ludmila, é preciso explorar o morro de forma consciente com gestão e participação da comunidade local. “Essa é a nossa missão. Com a assistência técnica da Empaer vamos mostrar que, com a agricultura familiar e outras opções de lazer, é possível agregar como fonte de renda para os produtores da região”.

Mirian com o certificado da caminhada piloto realizada na semana do Natal   Foto: Arquivo

A proprietária do Rancho Epona, Mirian Ferraz, é caminhante desde 2018 e já realizou alguns caminhos pelo Brasil, entre eles o Circuito Caminhos da Sabedoria, na cidade de Ibiraçu, no estado do Espírito Santo. Na época, o percurso de 108 km foi realizado em cinco dias na companhia de outros peregrinos.

Ela explica que o roteiro e detalhes do Desafio 100k estão sendo finalizado e será divulgado nas redes sociais e grupos de conversa do Rancho Epona. “Fizemos um piloto do desafio na semana do Natal na companhia de amigos e familiares e foi um sucesso. No momento, estamos finalizando os últimos detalhes, como os locais para carimbar o passaporte, as regras do evento e a emissão do certificado junto a Aprumo, assim como a definição do valor da taxa para ajudar nos custoss, emissão de passaporte e certificado entre outros”.

Leia Também:  Mauro determina prisão para tenente-coronel acusado de assédio sexual contra militares

Com o habito de caminhar, Mirian conta que teve a oportunidade de ser estimulada por outras pessoas que já tinham feito um dos mais tradicionais caminhos do mundo, o Santiago de Compostela, na Espanha – que a despertou pelo prazer da caminhada e querer proporcionar a mesma sensação a outras pessoas.

“Caminhar é renovador. É no silêncio que o ritmo se impõe, é possível colocar a mente em equilíbrio, ouvir o ruído da natureza, escutar o compasso e, até o descompasso do coração, sentir o vento, o calor e a imensidão que nos cerca. Em grupo é melhor ainda poder compartilhar e escutar histórias”, conclui ela.

Serviço

Desafio dos 100 km

Onde: Rancho Epona – Comunidade Morrinho – Santo Antônio de Leverger

Quando: 21 a 25 de fevereiro

Informações: (65) 98153-5011

Foto: Arquivo

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

Publicados

em

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.

Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.

“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.

O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.

Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.

Leia Também:  Mauro determina prisão para tenente-coronel acusado de assédio sexual contra militares

Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.

Representante da advocacia

Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.

“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.

Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.

“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.

Leia Também:  VÍDEO: Moto Clube de Mato Grosso realiza ação social e ajuda moradora a recuperar casa atingida por inundação em Cuiabá

O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA