Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Campeonato estadual de miniatletismo ocorre neste domingo (23) no COT da UFMT

Publicados

MATO GROSSO

Neste domingo (23.10), crianças de até 12 anos participam do Campeonato Estadual de Miniatletismo 2022, que ocorre no Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. 

Promovido pela Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) com o incentivo financeiro da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o evento traz um novo conceito de atletismo, desenvolvido de acordo com as necessidades infantis.

Segundo o presidente da FAMT, Tomires Campos Lopes, a nova configuração é diferente por se basear em atividades consideradas apropriadas às crianças e não seguir o modelo das competições de adultos.

“Será um evento bem lúdico com caráter específico para a criançada, em que as provas serão feitas em equipes. Em vez daquelas provas tradicionais do atletismo, teremos atividades que buscam uma apropriação das habilidades básicas do ser humano que são usadas no atletismo: andar, correr, saltar e arremessar”.

Tomires explica ainda que o trabalho em equipe é o princípio básico do Miniatletismo. Desenvolvido pelo órgão que gere o atletismo em nível mundial, a World Athletics (antiga Associação Internacional de Federações de Atletismo), o novo conceito permite que todas as crianças da equipe sejam valorizadas e deem sua contribuição para o resultado coletivo. 

Leia Também:  Polícia Civil prende homem por invasão e degradação de área em Reserva do Patrimônio Natural

“O fato de ser disputado em equipe torna o evento diferente dos outros. No miniatletismo, as crianças competem em grupos para marcar pontos e todos contribuem nas provas, um modelo de esporte mais atraente e acessível que pode, inclusive, ser levado às escolas”, destaca Tomires.

Pioneiro no país enquanto competição estadual, o Campeonato de Miniatletismo em Mato Grosso deve entrar como um dos critérios para concessão da Bolsa Atleta às categorias de Base, benefício oferecido pela Secel-MT por meio do projeto Olimpus.

“Estamos felizes em fomentar aqui no Estado um movimento de vanguarda no país.  No mês em que celebramos o Dia das Crianças, o campeonato traz uma proposta que une festividade, brincadeira, integração e fortalecimento das práticas esportivas. Com certeza, será um sucesso”, reforça o titular da Secel-MT, Jefferson Carvalho Neves.

O evento terá início às 8h e contará com a participação de equipes de clubes federados do Estado e de escolas públicas e privadas da Baixada Cuiabana. 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  PMMT inaugura primeiro estúdio de podcast das Forças de Segurança de Mato Grosso

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA