MATO GROSSO
Candidatos à Prefeitura de Cuiabá discutem propostas para o setor lojista
MATO GROSSO
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) recebeu nesta quinta-feira (29) os quatro candidatos à Prefeitura de Cuiabá para discutir e apresentar suas propostas de gestão voltadas ao setor de comércio e serviços. Este é o primeiro evento realizado pela instituição com esse formato.
A sabatina foi transmitida ao vivo pelo canal da CDL no Youtube. Cada candidato teve uma hora para expor suas propostas e responder a perguntas dos associados.
Além disso, os candidatos Domingos Kennedy (MDB), Eduardo Botelho (União), Abílio Brunini (PL), e Lúdio Cabral (PT), assinaram uma Carta de Intenções, na qual se comprometeram a desenvolver programas e iniciativas que promovam a economia, a qualidade de vida, questões sociais, o meio ambiente, a sustentabilidade, a administração pública e a gestão fiscal.
“Fizemos uma pesquisa sobre o que os nossos associados esperam do futuro prefeito de Cuiabá, compilamos em 32 propostas e repassamos para os candidatos para que firmassem o compromisso de olhar para o setor. Acredito que o prefeito eleito tem tudo para fazer um grande mandato”, afirmou o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam.
Os candidatos destacaram propostas as ações voltadas para a economia e impostos. Domingos Kennedy (MDB), se comprometeu a trabalhar para zerar as taxas tributárias no comércio, nos casos em que as lojas que funcionam aos finais de semana têm que pagar taxas extras.
“Vamos rever e tirar essa taxa extra. Não tem sentido uma coisa dessa. Faço aqui o compromisso de não aumentar impostos e trabalhar no sistema zero imposto”, pontuou Domingos Kennedy (MDB).
Eduardo Botelho (UB) repercutiu a proposta de congelamento da tarifa de ônibus nos próximos quatro anos.
“Vamos primeiro organizar as finanças da prefeitura, trabalhar em uma parceria com o Governo para que assuma uma parte dos custos dos estudantes. Vamos fazer uma renegociação em cima disso e redefinição da distribuição de frotas para conter os gastos, manter a tarifa, ou se possível, até baixar o custo”, disse.
De acordo com candidato Lúdio Cabral (PT), a concorrência do mercado informal em Cuiabá será trabalhada em sua gestão.
“Temos que construir um conjunto de iniciativas para reduzir a informalidade. É necessário formalizar o comércio em Cuiabá por meio de iniciativa que nós podemos buscar e há recurso no Ministério do Trabalho hoje, para identificar locais na cidade que possam ser ocupados para formalizar o comércio de rua. No entanto, será necessário muito diálogo”, salientou Lúdio.
O último participante foi o candidato Abílio Brunini (PL). Ele comentou a necessidade de redução de impostos.
“Nós precisamos desburocratizar e incentivar quem quer empreender. Eu vou pela linha do Paulo Guedes, da redução de impostos. Vamos estimular e desburocratizar para que as pessoas possam empreender, construir e desenvolver a economia de Cuiabá”, afirmou Brunini.
Sobre a CDL Cuiabá
Com 51 anos de história, a CDL Cuiabá conta com 9 mil empresas associadas e busca unir esforços para transformar Cuiabá no melhor lugar para empreender e viver. A instituição oferece soluções e serviços que incluem economia operacional em contas de energia e telefone, segurança em transações online com certificação digital, inteligência para concessão e retomada de crédito com segurança, e recuperação de dívidas com o SPC Brasil.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.