MATO GROSSO
Cavalhada de Poconé revive tradições culturais e históricas neste domingo (25)
MATO GROSSO
“Esse apoio do Governo de Mato Grosso por meio da Secel é fundamental para a realização da Cavalhada. Agradecemos muito porque sem esse patrocínio não conseguiríamos realizar com tanto brilhantismo esse espetáculo ímpar realizado a céu aberto”, reconhece Wanderley Silva, integrante do grupo Mascarados de Poconé.
Em Mato Grosso, a representação de torneios medievais da Europa tomou forma em Poconé e ganhou destaque na tradição mato-grossense. Durante a Cavalhada, a luta medieval entre Mouros e Cristãos é encenada de forma articulada com jogos e corridas hípicas.
Além de mergulhar na história, o público acompanha um espetáculo de cultura e beleza. A encenação composta por dois grupos participantes, 12 Mouros e 12 Cristãos, traz cavaleiros e pajens com ricas vestimentas e adereços, e cavalos enfeitados com adornos singulares em lutas sucessivas ao som percussionista do repique na arena.
“Para a Secel, é uma honra ajudar a manter a Cavalhada viva e fortalecer a história e as tradições mato-grossenses. Parabéns aos organizadores por continuar propiciando esse espetáculo à população de Mato Grosso”, celebra o titular da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
A Cavalhada, que se fixou por meio da louvação de santos, integra as festividades de São Benedito, em Poconé. A programação da festa inclui levantamento de mastro nesta sexta-feira (23.06), às 18h, e prossegue até o próximo domingo (02.07), com novena, leilão, missas e procissões na Igreja de São Benedito.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.