MATO GROSSO
Centro Estadual de Cidadania realizou mais de 144 mil atendimentos em 2023
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O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran), o Procon Estadual, o Sistema Nacional de Emprego (Sine Municipal e Estadual), a Secretaria de Fazenda (Sefaz), a Politec e a Setasc são órgãos que prestam serviço no local.
Entre os destaques de 2023, os serviços do Detran-MT foram os mais solicitados, totalizando mais de 82 mil atendimentos, como a abertura de processo e protocolo de entrega de CNH, captura de imagem, exame teórico, emissão de taxas, autenticação, dentre outros.
A moradora do bairro Cristo Rei, Elaine de Fátima Leite, ficou surpresa com o espaço e rapidez nos atendimentos. Ao ir pela primeira vez ao CEC, Elaine buscou o Detran para realizar a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“Eu morava em Sorriso e achava que não daria para renovar por aqui, mas vim tentar. Fiquei surpresa porque deu certo e foi tudo muito rápido. É a primeira vez que venho aqui e achei muito bom. Facilitou muito a minha vida, já que não precisei me deslocar para Sorriso e tenho certeza que o CEC ajuda muitas outras pessoas que buscam os serviços”, afirmou.
Neste período, a Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) também realizou mais de 9,3 mil atendimentos com emissões e entregas da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Marcelo Augusto Zacarias, morador do bairro Nova Esperança, em Várzea Grande, que procurou o CEC para emitir a nova CIN antes do Natal e já está com o documento em mãos, recomenda o local para a população.
“O atendimento foi muito rápido e tranquilo, recomendo para todos. Eu fiz a minha nova carteira antes do Natal e o prazo para que ficasse pronta era em torno de 60 dias, mas como eu estava de passagem aqui perto, vim conferir por curiosidade. Para a minha surpresa, o documento já estava pronto. Gosto muito daqui porque este espaço facilita muito a nossa vida, com vários serviços no mesmo lugar”, disse Marcelo.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Grasi Bugalho, ressaltou que o Centro Estadual de Cidadania procura oferecer um atendimento de qualidade a todos aqueles que precisam dos serviços do Centro.
“O CEC está disponível com a oferta do maior número possível de serviços públicos concentrados em um só espaço para atender da melhor forma aqueles que vêm em busca de atendimento. Em 2023, tivemos um número de atendimento muito expressivo e só mostra como o espaço é importante para a população”, afirmou.
Segundo a coordenadora do Centro Estadual de Cidadania, Aciele Miranda da Silva, ter um espaço com diversos serviços facilita o acesso aos cidadãos.
“O fato de ser uma parte descentralizada da Setasc, situada em um local de fácil acesso, faz com que as pessoas que possuem maior dificuldade ao encontrar os serviços, consigam os atendimentos mais rapidamente, não havendo a necessidade de irem a outros lugares. E isso, se reflete no número de atendimentos que realizamos em 2023. Agradecemos à população por confiar no nosso trabalho e pedimos que fiquem atentos, porque neste ano nós traremos ainda mais serviços para a população”, declarou a coordenadora da unidade.
Outro órgão com número expressivo da atendimentos foi o Sine-MT. Foram mais de 13,7 mil atendimentos, dentre eles a captação de vagas de emprego, orientação para emissão de carteira de trabalho digital, intermediação de mão de obra e habilitação de seguro desemprego.
A Setasc ainda ofertou mais de 31,1 mil atendimentos para tirar dúvidas, solicitar informações, orientações gerais e ações de cidadania. Já no Procon-MT houve o registro de 4,2 mil atendimentos, entre eles de abertura de processo de reclamação e orientações.
A Secretaria de Fazenda esteve presente no Centro Estadual de Cidadania até o mês de maio, com 3.215 mil atendimentos, entre presenciais e remotos, como informações tributárias e emissão de notas.
O atendimento ao público no CEC ocorre das 10h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3694-0503.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.
De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.
Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.
“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.
Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.
“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.
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