MATO GROSSO
Cerca de 500 pessoas participam da Semana Estadual de Promoção da Saúde de Mato Grosso
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza a Semana de Promoção da Saúde de Mato Grosso, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento começou nesta terça-feira (05.04) e segue até quinta-feira (07.04), das 8h às 18h, com a participação de 500 profissionais da área inscritos.
A programação da semana conta ainda com o “II Seminário Mato-Grossense de Promoção da Saúde”, que iniciou nesta quarta-feira (06.04), na modalidade híbrida (presencial e virtual), e também encerra nesta quinta-feira. Durante o seminário, será abordado a temática da “Educação Permanente em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS, com foco em Promoção da Saúde”.
A Semana Estadual é voltada para profissionais da saúde, usuários, gestores, conselheiros municipais e estaduais, instituições de ensino, comunidade acadêmica e comunidade em geral. As ações estão sendo transmitidas pelo canal do YouTube da Escola de Saúde Pública, com emissão de certificado.
Um dos palestrantes do encontro, o diretor da Divisão de Doenças Crônicas não Transmissíveis, responsável pela Promoção da Saúde e coordenador da área de Práticas Integrativas e Complementares na Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, Marcos Antônio de Moraes, destaca a necessidade do enfrentamento de doenças crônicas e agravos como acidentes e violência no trânsito.
“Diante desse cenário, a promoção de saúde deve sistematizar uma forma adequada e com qualidade para enfrentar essa realidade e melhorar os indicadores. E isso, precisa de uma educação e qualificação continuada e permanente para os profissionais do SUS. Por outro lado, na ponta, o usuário da saúde pública, precisa participar mais das ações de políticas públicas para a saúde, por meio das entidades representativas sociais, apontando as desigualdades para os gestores do sistema de saúde do seu município”, diz o diretor.
Marcos Antônio ressalta que os profissionais da área precisam estar atentos às doenças que mais matam no país. Dados estatísticos da saúde pública em 2019 divulgados pelo palestrante indicam que mais de 50% das causas de mortalidade no país são as doenças crônicas somado aos agravos que são mais de 11%, chegando na casa de quase 70% da mortalidade no Brasil.
No encerramento do evento haverá apresentações culturais de artistas como: Bruna Côrtes (Música e Violão), Diva Barros e Branco Barros, Maria Moraes, Claudinho e Renato Braga (Compositores e Músicos), Ceila Mônica (Poetisa) e a Banda da Polícia Militar (PM-MT).
O objetivo da ação é implementar a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) no Estado, trabalho que já é desenvolvido desde 2019 por técnicos da Superintendência de Atenção à Saúde e da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS), ligada à Secretaria Adjunta de Atenção e Vigilância em Saúde e em parceria com a Escola de Saúde Pública e Coordenadoria de Atenção às Doenças Crônicas da SES.
“A promoção da saúde é uma das estratégias para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. O evento propõe o fortalecimento do monitoramento em saúde, visto que a temática é de extrema relevância para a melhoria dos indicadores de saúde e para a implementação das Políticas de Promoção e Humanização da Saúde”, destaca a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires.
A gestora ainda enfatiza que a Promoção da Saúde deve estar na agenda de prioridades em todos os níveis e setores. “De forma a potencializar a saúde individual e coletiva e reduzir vulnerabilidades e riscos decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais”, entende Pires.


MATO GROSSO
Impulsionado por restaurantes e turismo, Dia das Mães deve movimentar R$ 395 milhões em MT

Contagem regressiva para o Dia das Mães intensifica preparação do comércio. Levantamento feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) aponta que 53% da população economicamente ativa no estado pretendem fazer compras e a estimativa de movimentação financeira na economia local é de R$ 395 milhões. A data é considerada uma das principais do calendário varejista no primeiro semestre.
Conforme a pesquisa, 59% dos entrevistados planejam almoçar em restaurantes para celebrar a data, enquanto 12% dizem optar por um jantar especial. Outros 6% revelaram que consideram fazer uma viagem no fim de semana do Dia das Mães. Segundo a gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT, Jaqueline Trentino, o aquecimento na demanda nos setores de alimentação fora do lar e turismo é uma grande oportunidade para as empresas dos segmentos.
“Restaurantes e bares podem investir em menus especiais para a data, pacotes promocionais para famílias e reservas antecipadas. Já os hotéis e pousadas tendem a criar pacotes para aqueles que desejam celebrar a data com uma experiência diferenciada. Para isso, promoções ou descontos podem ser atrativos. Já as agências de turismo podem ofertar passeios de curta distância, promovendo destinos próximos e momentos relaxantes para as mães”, pontuou Trentino.
Dentre as opções de presentes, roupas estão no topo da preferência (51%) dos consumidores, seguidas por calçados (40%) e chocolates (37%). Itens como cestas de café da manhã (29%), bolsas (23%), flores (20%) e perfumes (18%) também foram mencionados. Cada consumidor deve gastar, em média, R$ 498 para presentear na data. Em Várzea Grande e Sinop, o ticket médio é ainda maior e ultrapassa a quantia de R$ 760.
Tendências de consumo
Ainda conforme a pesquisa, 23% das pessoas ouvidas ainda estão indecisas sobre qual presente escolher. Para 64%, promoções e descontos são fatores decisivos na hora das compras e 63% priorizam a qualidade dos produtos. Apesar das cifras superlativas no potencial comercial do Dia das Mães para economia mato-grossense, o cenário macroeconômico deve impedir resultados mais expressivos para empresas do comércio local.
De acordo como o levantamento, há uma queda expressiva na intenção de compra nesta época, que diminuiu 24 pontos percentuais em relação a 2024 – reflexo da alta dos preços e insegurança financeira. No caso da movimentação financeira estimada de R$ 395 milhões, a perda é de 26% em relação ao mesmo intervalo.
Por tabela, o panorama força o consumidor a ter mais cautela. Mais da metade (54%) revelam que farão a boa e velha cotação de preços em busca do melhor custo-benefício. Quanto aos canais de pesquisa e aquisição, as lojas físicas do comércio de rua e shopping centers lideram as escolhas. Mesmo com a tendência de comparação de valores de produtos e serviços, as compras de Dia das Mães devem ficar para a última semana antes da data, conforme 57% dos entrevistados.
O grande fluxo “em cima da hora” pode gerar picos de demanda na véspera da comemoração, o que exige atenção redobrada do comércio para atender à alta procura.
Dados do levantamento
A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães foi conduzida via entrevistas telefônicas, entre 13 de março e 1º de abril de 2025, em Mato Grosso. Foram entrevistados 1.070 residentes maiores de 18 anos de todo o estado. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.
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