Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

CGE recebe certificação por modelo de auditoria interna

Publicados

MATO GROSSO

A Controladoria Geral do Estado (CGE) recebeu, nesta sexta-feira (07.06), durante a 50ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno realizada no Rio de Janeiro, o selo nível 2 do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM). A certificação é uma ferramenta global recomendada pelo Conaci e pelo Banco Mundial.

Este selo reconhece o nível de governança e a capacidade da CGE em agregar valores às organizações e aos serviços públicos. Para obter tal reconhecimento foram avaliados o planejamento estratégico, o plano de capacitação, o alcance das metas, a definição dos processos, o ambiente de controle, a integração das funções e os instrumentos de trabalhos.

O IA-CM é uma estrutura que identifica os fundamentos necessários para uma unidade de auditoria interna eficaz, por meio de níveis através dos quais a unidade pode evoluir à medida em que define, implementa, mede, controla e melhora os seus processos e práticas.

Um dos princípios da metodologia é considerar a auditoria interna como estrutura de governança, ou seja, como mecanismo de liderança, estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar se as ações da gestão pública estão voltadas aos interesses da população.

Leia Também:  Valor da cesta básica sobe 2% na segunda semana de abril

Para conceder o selo membros do Conaci avaliaram durante três meses documentos e instrumentos encaminhados pela CGE e fizeram uma visita in loco no mês de maio onde puderam conhecer toda a estrutura e fluxos de processos para validar o nível 2 de maturidade, que é caracterizado por práticas e procedimentos de auditoria sustentáveis e repetíveis.

O secretário controlador-geral, Paulo farias, disse que o selo representa um marco no compromisso com a excelência e a transparência na gestão pública de Mato Grosso.

“Este reconhecimento é fruto do esforço contínuo e da dedicação da nossa equipe em busca da excelência e melhoria contínua nos processos de auditoria. Este selo confirma que estamos no caminho certo, implementando práticas que fortalecem a governança e a transparência na administração pública”, disse.

Ele também agradeceu todos os servidores pelo trabalho e empenho que permitiram alcançar este marco. “Vamos continuar avançando, com o objetivo de atingir níveis ainda mais altos de maturidade e capacidade na auditoria interna. Seguiremos comprometidos com a ética, integridade e eficiência na gestão dos recursos públicos”, finalizou.

Leia Também:  Governo de MT se reúne com investidores para "fase dois" de programa que fomenta ações pelo meio ambiente

O que é o IA-CM?

O Modelo IA-CM, desenvolvido em 2009 pelo IIA com apoio do Banco Mundial, analisa o papel da auditoria interna, gerenciamento de pessoas, práticas profissionais, prestação de contas e estrutura de governança. Ele inclui autoavaliação, melhoria contínua e estabelecimento de planos evolutivos, além de processos institucionalizados. Com cinco níveis de maturidade, seis elementos de auditoria e 41 macroprocessos KPA, o modelo busca a implementação completa dos processos para cada nível, visando fortalecer a auditoria interna governamental no Brasil.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Atletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo

Publicados

em

Os 28 atletas que participarão da segunda edição do MT Warriors Championship já foram definidos, e o card completo contará também com duas lutas femininas. Na disputa pelo cinturão, sobem ao ringue Wesley Almeida (RO) e Mateus Gomes (MT).

O evento, que reúne o melhor do kickboxing profissional em Mato Grosso, será realizado no dia 20 de dezembro, a partir das 19h, no Palácio das Artes Marciais. A entrada é gratuita.

Além da consagração no ringue, os três campeões mais destacados garantirão vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. A premiação total ultrapassa R$ 50 mil, reforçando o caráter profissional e competitivo do campeonato. Participam das lutas atletas de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Campo Grande, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. A pesagem oficial será realizada um dia antes do evento.

“Depois do sucesso da primeira edição, os atletas já se preparam para uma nova disputa que vem impulsionando o crescimento do kickboxing em Mato Grosso”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.

Leia Também:  PM desinstala câmeras de vigilância montadas por facção criminosa e prende dois homens

O evento tem chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), garantindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso.

CARD COMPLETO MATO GROSSO WARRIORS – 2ª EDIÇÃO

CARD PRELIMINAR
Peso Super Leve – até 69 kg
Nathan Brenno (Novo Extremo – Cuiabá/MT) × Paulo Antônio (Strike 0579 – Cuiabá/MT)

Peso Médio – até 75 kg
Augusto Daniel Costa (Ji-Paraná/RO) × Octávio Augusto (Team Noya – Cuiabá/MT)

Peso Super Leve – até 62,200 kg
Antônio Tadeu (Alto Araguaia/MT) × Luis Souza “Samurai” (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Lery Yuri (Alto Floresta/MT) × Otávio Henrique (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Pena – até 58 kg – Feminino
Thamires Conceição (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT) × Carol Gonçalves (Campo Grande/MS)

Peso Leve Ligeiro – até 64,500 kg
Murilo Dutra (Sapiranga/RS) × Iago Alves (Porto Velho/RO)

Leia Também:  Mais de 450 mil consumidores concorrem a prêmios do Nota MT nesta quinta-feira (14)

CARD PRINCIPAL

Peso Leve – até 65 kg – Feminino
Ana Clara (Ponto 1 – Cambé/PR) × Nadia (LTT – Cuiabá/MT)

Peso Super Médio – até 78,100 kg
Cleyton Gomes Nicacio (RJ) × Silvio Augusto (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg
Oscar Schmidt (Casa Fight – Chapada dos Guimarães/MT) × Rodrigo Silva da Rosa (Rosa Team – Rio Grande/RS)

Peso Super Leve – até 69,1 kg
Lucas Peixoto Alves de Assis (RJ) × Jeferson Barbosa (Sinop/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Alisson Garrido (Passo Fundo/RS) × Wellyngton “Coringa” (Strike Top Brothers – Diamantino/MT)

Peso Cruzador Leve – até 85 kg
Vinicius Coppolo (RJ) × Daniel Junior (RJ)

Peso Médio – até 75 kg (Peso Combinado)
Vanderlei “Vandy” Fernandes (American Killer – Criciúma/SC) × Rangel “Anaconda” (PA)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg – 🏆 Disputa de Cinturão
Wesley Almeida (RO) × Mateus Gomes (C.T. Black Fight – Primavera do Leste/MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA