MATO GROSSO
Cidades de MT retomam Carnaval de Rua após dois anos; confira as principais atrações
MATO GROSSO
Carnaval chegando e após dois anos desde a pandemia da covid-19, o mato-grossense não vê a hora de poder curtir a Folia de Momo nas ruas das cidades e nas festas particulares, com muita música e alegria na companhia de amigos e familiares. Pensando nas festividades carnavalescas, o Olhar Conceito preparou uma série de matérias com dicas sobre onde festejar.
Para quem curte viajar para outra cidade e aproveitar o Carnaval do interior de Mato Grosso, diversos municípios terão programação especial e gratuita, com shows regionais e até mesmo nacionais, como por exemplo, da dupla sertaneja Munhoz e Mariano em Acorizal.
Confira a programação das cidades:
Barra do Garças
A Prefeitura de Barra do Garças anunciou a programação do Carnaval nos últimos dias. Serão dois grandes eventos para aproveitar o agito: o tradicional Araguaia Folia, e a 5ª Expoarte, entre os dias 17 e 21 de fevereiro.
As festas acontecem no Porto do Baé e contará com shows nacionais e regionais para animar o público da região. Além de muita música boa, haverá decoração temática do nosso “Um carnaval de outro mundo”. As crianças também podem contar com atividades lúdicas.
17 de fevereiro (sexta-feira)
João Neto e Frederico
Marcela Mares e Banda Nosso Jeito
18 de fevereiro (sábado)
Paula Matos e Mr. Bryan Gasparzinho
Grupo Sacode
19 de fevereiro (domingo)
Banda Combinação Perfeita
Thais e Dimael
20 de fevereiro (segunda-feira)
Pedro Paulo e Alex
Cristiano Siqueira
21 de fevereiro (terça-feira)
Studio Band
Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço
O Movimento Vambora entrou na folia para movimentar a economia criativa dos artistas regionais e resgatar o Carnaval Cultural nos municípios, junto com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A festa acontece entre os dias 17 e 21 de fevereiro, prometendo levar milhares de pessoas para as rua.
Para a programação cultural de Santo Antônio de Leverger estão previstas apresentações com boi-à-serra, siriri e cururu, bandas Bith do Verão, Eydinho, Mundaréu, Matheuzinho, Fissura, Provokadeira, com participação de Frank Pitbull e Léo Bahia, Tsunami e os tradicionais desfiles dos blocos carnavalescos como: Garanhões da Madrugada, Pelô Meu Saco, Seu Que Brilha, Miga Sua Loka, As Caprichosas de Leverger, entre outros.
Barão de Melgaço vai fazer a folia com as bandas: Toma Aí, Mundaréu, Estela Ceregatti, Renovação Banda Show, Samba Moage, Banda Barão, entre outros.
Poconé
O município recebe mais uma edição da ‘Folia Pantaneira’, com três dias de festa, de sábado (18) à segunda-feira (20). O evento acontecerá na avenida Dom Aquino, bairro Boa Nova, a partir das 18h, seguindo até às 4h.
Com diversos shows regionais e matinê para a criançada no domingo (19), a festa é gratuita e deve levar 2.400 pessoas para a folia.
18 de fevereiro (sábado)
Banda Legislativo – 22h
Banda Nova Versão – 1h
19 de fevereiro (domingo)
Matinê infanto juvenil – 15h
Banda Nova Versão – 21h
20 de fevereiro (segunda-feira)
Banda Terra – 21h
Banda Nova Versão – 1h
Acorizal
A tradicional festa de Carnaval da cidade, ‘Acorifolia’ começa na sexta-feira (17) e segue até a terça-feira (21). Serão diversos shows regionais e a atração nacional, Munhoz e Mariano, para os foliões aproveitaram muito.
Sexta-feira (17)
20h – DJ
23h – Banda Alto Astral
Sábado (18)
15h – Som mecânico
20h – DJ
22h – Lambadão Chamegar
00h – Banda GeraSom
Domingo (19)
15h – Som mecânico
16h – Desfile dos blocos carnavalescos
20h – DJ
22h – Banda Ritmos de Baús
00h – Banda Legislativo
Segunda-feira (20)
15h – Som mecânico
20h – DJ
22h – Caio Reis
00h – Banda Saffira
01h – Show dupla sertaneja Munhoz e Mariano
Terça-feira (21)
15h – Som mecânico
16h – Desfile do Bloco ‘As Piranhas’
20h – DJ
22h Caio Reis
00h – Banda Saffira
OLHAR CONCEITO


MATO GROSSO
De filho para pai: Cacildis é símbolo de amor e memória no Dia dos Pais

No Dia dos Pais, a cerveja Cacildis se destaca como mais que uma homenagem: ela é um verdadeiro elo entre gerações, reforçando lembranças, afetos e histórias. Criada por Sandro Gomes, filho do eterno Mussum, a marca – pertencente ao Grupo Petrópolis, maior cervejaria com capital 100% nacional -, é parte importante do resgate e manutenção da história de Antônio Carlos Bernardes Gomes, não somente como artista, mas, também, enquanto pai.
Sandro conta que seu pai era bastante amoroso, presente e preocupado com o dia a dia da família, apesar de ter uma agenda completamente corrida. De humor ímpar até dentro de casa, Mussum era muito protetor, cobrava os estudos e transmitia valores de respeito ao próximo. “Lembram dele como Mussum, sendo um dos mais marcantes artistas do Brasil. Mas, para mim, sempre foi ‘meu pai’. A criação da Cacildis não foi somente pela história da pessoa pública, mas, também, como uma forma de manter o legado dele enquanto esposo e pai de cinco filhos”, conta Sandro.
De origem humilde, Mussum nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de abril de 1941, no Morro da Cachoeirinha. Formou-se sargento na Aeronáutica e, posteriormente, foi um dos fundadores do grupo Os Originais do Samba, nos anos 60. Com seu carisma natural e jeito irreverente, o grupo chegou ao sucesso e ajudou a consolidar um estilo musical que misturava samba raiz com doses de bom humor, marcando época na música brasileira. Em 1974, recebeu o convite para integrar Os Trapalhões, assim se dividindo, até 1981, entre o samba e a comédia.
“Meu pai desenvolveu uma linguagem cômica totalmente atemporal, podendo ser compreendida facilmente mesmo 30 anos depois de sua partida. Quando, em parceria com o Diogo Mello, criei a Cadildis, o objetivo era dar continuidade ao universo e as memórias que ele criou lá atrás”, explica Sandro.
Uma cerveja com alma – e histórias pra contar
A Cacildis foi criada em 2013, um ano após a fundação da “Brassaria Ampolis” – uma combinação entre “brasserie” (local onde se faz a brassagem da cerveja) e “Ampolis”, termo usado pelo Mussum para se referir a garrafa de cerveja. Desde então, a marca cresceu e se transformou em uma verdadeira família com rótulos que homenageiam o vocabulário irreverente do artista.
Nem só de Cacildis vive o suco de cevadis
Puro malte, com predomínio do malte e lúpulo no aroma. Cacildis é uma cerveja de sabor intenso e refrescante, que nasceu com o desejo da família em criar um produto verdadeiramente diferenciado, feito de forma artesanal e, ao mesmo tempo, popular. O nome é uma homenagem direta ao bordão que Mussum criou ao transformar a expressão “Cacilda!” em “Cacildis!”. O jeito peculiar de falar caiu no gosto do público, virou marca registrada do humorista, inspirando não só o nome da cerveja, mas toda a sua comunicação.
A marca conta com uma família de cervejas que também carregam a alma e o jeito de ser do Mussum. A Biritis (2013), primeira da linha, possui estilo Vienna Larger de baixa fermentação, com coloração alaranjada e um aroma de lúpulo moderado. Já a Ditriguis (2015), é uma witbier (estilo belga) – uma cerveja de trigo diferenciada –, com um inusitado toque de pimenta-da-Jamaica que traz elegância e dá a ela sabores e aromas únicos, refrescantes e surpreendentes. A Forévis (2016) é uma Session IPA arrojada, cítrica, equilibrada e refrescante – perfeita para quem busca leveza com personalidade.
Há outros produtos que integram essa “familis”, como a “Aveludadis” – uma IPA lançada para celebrar os 80 anos de Mussum -, a “Biritis Antonio Carlis” – produzida em edição limitada no dia 7 de abril, aniversário do Mussum, com rótulos numerados de 1 a 2 mil -, a “Chilli Peppis” – uma American Lager, com um toque picante, que se destaca tanto no aroma quanto no sabor – e a “Cacildis Dry Stoutis” – com notas de café, pão tostado e chocolate.
Bar do Mussum: memória vida e samba no pé
Além das cervejas, o universo Cacidils ganhou um ponto físico cheio de significado: o Bar do Mussum. Localizado no Shopping Nova América, em Del Castilho, no Rio de Janeiro, o espaço foi inaugurado em 2023 e oferece ao público um ambiente repleto de memórias afetivas, com fotos, frases icônicas e elementos marcantes da trajetória do humorista, além de muito samba ao vivo.
Bar do Mussum, localizado no Rio de Janeiro. Foto: divulgação
No cardápio, clássicos de boteco e uma seleção especial de bebidas – com destaque para a cerveja Cacildis –, garantem a combinação perfeita para quem quer celebrar o legado do humorista com “mé geladis” e petiscos. Bolinho de feijoada, torresmo, calabresa acebolada, pastéis e mandioca frita harmonizam perfeitamente com o amargor suave e corpo leve de Cacildis, deixando cada brinde ainda mais especial.
Cerveja, samba e boas lembranças
Cacildis também está no universo musical. A marca conta com um perfil oficial no Spotify e reúne clássicos do samba e do pagode, como Fundo de Quintal, Originais do Samba, Beth Carvalho e, claro, Mumuzinho. Para ouvir a seleção de músicas, acesse Cacildis no Spotify.
SOBRE A CACILDIS – Fundada em 2013 por Sandro Gomes e Diogo Mello, a cerveja Cacildis é uma homenagem ao saudoso humorista Mussum e conta com quatro rótulos fixos: Cacildis, Biritis, Ditriguis e Forévis. Desde 2017, a marca faz parte do portfólio do Grupo Petrópolis. Saiba mais sobre essas cervejas em @cervejacacildis.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações:
Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Loja inaugura nesta quinta-feira em Cuiabá com voucher de R$ 100 para os 100 primeiros clientes e descontos de 30% em todos os produtos
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Atletas de Mato Grosso, Acre e Paraná disputam cinturão no primeiro campeonato de kickboxing 100% profissional
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Pedidos de recuperação judicial no agronegócio disparam: especialista aponta situação insustentável
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Grupo Anita expande presença em Cuiabá com nova loja Stilo A
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Conselho prorroga incentivo fiscal para frigoríficos que abatem suínos em Mato Grosso
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Café de Negócios realiza 3ª edição com palestra sobre gestão financeira para mulheres empreendedoras
-
MATO GROSSO2 dias atrás
De filho para pai: Cacildis é símbolo de amor e memória no Dia dos Pais
-
ARTIGOS6 dias atrás
Mãos firmes, coração que acolhe