Search
Close this search box.
CUIABÁ

Eleições 2022

Com 1,5 mil pessoas, Gilberto Figueiredo homenageia mulheres e ganha força com apoio de Mauro e Virginia

Publicados

MATO GROSSO

Emoção marca noite de homenagens do ex-secretário estadual de saúde às mulheres; candidato voltou a defender pautas voltadas para geração de emprego e renda em Mato Grosso

Um encontro para ficar marcado. Este foi o objetivo do evento organizado pelo ex-secretário estadual de saúde e candidato a deputado estadual, Gilberto Figueiredo (UB), nesta quinta-feira (29) em Cuiabá, para homenagear as mulheres. A programação voltada inteiramente para elas contou com momentos marcados pela emoção, descontração e alegria.

Na ocasião, com a presença do governador Mauro Mendes (UB), a primeira-dama Virginia Mendes destacou a confiança no trabalho já desenvolvido por Gilberto em frentes da saúde e educação; ressaltou apoio à sua candidatura a estadual fazendo elogios ao perfil do ex-secretário estadual de saúde. 

“Ele é um pai maravilhoso. Ele é a pessoa que eu escolhi para dedicar o meu voto, porque confio e acredito nele. Porque ele é um homem igual ao meu marido, que trabalha tanto quanto o Mauro. Nunca mede esforços para trabalhar e tem uma equipe formada por mulheres incríveis ao seu lado”, afirma Virginia Mendes.

Gilberto Figueiredo

 

O governador e candidato à reeleição, Mauro Mendes (UB), garantiu seu voto e reforçou o apoio à eleição de Gilberto para a Assembleia Legislativa. “Sempre recomenda que o governador mantenha uma posição de neutralidade, que ele fique quieto, que ele não tome nenhum lado, que não fale em quem vai votar, que ele fique neutro. Mas hoje, diante de todos que aqui estão, quero dizer que no dia dois de outubro, diante de tantas mulheres, que esse cidadão que está na frente de todos também vai votar em Gilberto Figueiredo. A minha esposa já está dizendo isso nas redes sociais e pedindo voto para Fábio Garcia e para Gilberto Figueiredo”, declara.

Leia Também:  Deputado Toninho de Souza, pede intervenção em contrato da BR 163

Gilberto agradeceu e homenageou as mulheres presentes. O candidato voltou a enfatizar que, na Assembleia Legislativa, vai trabalhar pautas voltadas para geração de emprego e renda no Estado, apontando como iniciativas a construção em andamento dos seis Hospitais Regionais de Mato Grosso. 

“Fiquei pensando no que dizer nessa que seria nossa última reunião de campanha. Agradeci a Deus por tudo que aconteceu, só agradecer por todos que estão aqui. Tenho certeza que se não tivesse esse time não conseguiríamos vencer os obstáculos que passamos. Todos estão abraçando a nossa candidatura”, destaca Gilberto. 

Gilberto Figueiredo

 

“Todos estão reconhecendo nossa capacidade de trabalhar em várias frentes. Mato Grosso é o único estado nesse momento a construir seis grandes hospitais. E esse assunto também está ligado à saúde e à geração de emprego e renda para nossa população. Quando idealizamos esses projetos para essas construções nós sabíamos que estaríamos impactando o mercado de trabalho, criando oportunidades. Para funcionar esses hospitais, serão aproximadamente 10 mil profissionais da área de gestão, de controle e saúde. Esse será um dos grandes legados da nossa gestão”, completa. 

Leia Também:  Governo de MT não participa de operação em Reserva Roosevelt

Também participaram do evento promovido por Gilberto, a secretária estadual de saúde, Kelluby de Oliveira; a ex-secretária estadual de educação, Marioneide Kliemaschewsk; a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Dourado; a coordenadora de responsabilidade e inclusão social do Sesi e Senai Mato Grosso, Denise Molina; a secretária municipal de saúde de Primavera do Leste, Laura Leandra e a vereadora Karla Jackeline. Além do secretário estadual de educação, Alan Porto, e dos candidatos ao senado Wellington Fagundes (PL) e o primeiro suplente da chapa, Mauro Carvalho; e o candidato a deputado federal, Fabio Garcia (UB).

Fonte: Eleições 2022

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Publicados

em

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

Leia Também:  Câmara Municipal de Várzea Grande convoca aprovados em concurso público

A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Leia Também:  Aos 28 anos, Jean Chera decide retomar carreira no futebol e assina com equipe paulista

Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA