MATO GROSSO
Com receita de R$ 64 milhões em pedágio, concessionária não quer pagar outorga pela MT-100
MATO GROSSO
Mesmo com receita de R$ 64 milhões desde que começou a cobrar pedágio, em dezembro de 2019, o Consórcio Via Brasil MT entrou com pedido de “reequilíbrio econômico financeiro” na Agência Reguladora Estadual de Mato Grosso (Ager-MT) para deixar de pagar a outorga calculada sobre 1% do valor da receita de pedágio.
De acordo com documentos obtidos pela reportagem do Agro Olhar, a empresa tenta de forma administrativa desde 2019 reduzir os custos da concessão por entender que houve prejuízo de cerca de R$ 4 milhões com a decisão da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) de conceder isenção de pedágios a caminhões que trafegam vazios por rodovias privatizadas.
O braço da Via Brasil MT que administra trecho de 119 Km na rodovia MT-100 entrou com diversos pedidos na Ager-MT para deixar de pagar a outorga, calculada em 1% sobre a receita. Atualmente a Via Brasil MT cobra R$9,60 de pedágio para automóveis simples, valor que pode chegar a mais de R$70 dependendo do tamanho do veículo.
Segundo dados do último balanço financeiro publicado pela própria empresa, Via Brasil recebeu R$ 23 milhões em pedágios somente na MT-100 entre junho de 2020 e junho de 2021, segundo dados do último balanço publicado, que desconsiderm as demais rodovias estaduais em que a empresa atua.
Segundo um levantamento feito pela consultoria Houer Engenharia, a pedido da Ager-MT, o valor total arrecadado desde que a cobrança de pedágio foi autorizado chegou a R$64 milhões até março de 2021.
A partir da receita acumulada, os técnicos da Houer Engenharia calcularam a outorga paga no período, que foi fixada em R$643 mil. A auditoria contratada pelo governo recomendou o reequilíbrio do contrato com a redução a 0% da taxa de outorga. Além disso, a Houer também recomendou alterações no cronograma de investimentos da rodovia. Com isso, a concessionária deixará de pagar a outorga prevista em edital.
Concessões da BR-163 e 230
A Via Brasil é a empresa vencedora da concessão de mais de 1 mil quilômetros das BRs-163 e 230, entre os municípios de Sinop (MT) e Miritituba (PA). O senador Carlos Fávaro (PSD) apresentou nesta segunda-feira (24) ao Tribunal de Contas da União (TCU-MT) um pedido para que a empresa não assuma as rodovias federais.
No pedido, o parlamentar defende que a Corte suspenda imediatamente a assinatura do contrato junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), até que fique comprovada a capacidade econômica do grupo de empresas para realizar as intervenções previstas no acordo.
O senador destacou em seu pedido que além da MT-100, a Via Brasil possui duas concessões para a exploração de rodovias estaduais em Mato Grosso, a MT-208 e a MT-320, totalizando 188 quilômetros e ligando os municípios de Alta Floresta, Carlinda, Nova Canaã do Norte, Colíder e Nova Santa Helena à BR-163.
“Com isso, o cidadão mato-grossense tem sofrido muito com o péssimo serviço prestado. A única coisa que funciona é a cobrança do pedágio. O resto é abandono”, pontuou o senador.
FONTE/ REPOST: LÁZARO THOR BORGES – OLHAR DIRETO


MATO GROSSO
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.
A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.
“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.
Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.
Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.
“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.
Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.
O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.
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