Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Confira o horário de funcionamento dos museus do Governo de MT para o final de ano

Publicados

MATO GROSSO

Espaços estarão abertos para visitação, com exceção nos feriados e pontos facultativos, além de datas próximas a depender do equipamento cultural.

Os museus da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) estarão abertos para visitação neste final do ano. As exceções de abertura ocorrem nos feriados de Natal e Ano Novo, e datas próximas, a depender do equipamento cultural. Confira o horário de funcionamento dos museus.

Museu Residência dos Governadores 

O Museu Residência dos Governadores estará aberto de segunda a sexta, das 9h até às 17h00. No entanto, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro de 2025, o museu estará fechado devido aos feriados e pontos facultativos.

O acervo é composto por peças de mobiliário, louças, pratarias e objetos decorativos que oportunizam uma viagem pela história da política do Estado.

A maioria dos itens foi adquirida ainda na década de 1940 por Maria Ponce de Arruda Muller, esposa do interventor Júlio Muller, que governou o Estado de 1937 a 1945.

Leia Também:  Promotor revela “pente fino” em contratos e afirma que dinheiro destinado a cultura em MT foi bem empregado

Museu de História Natural 

Já no Museu de História Natural, a programação ocorre de quarta-feira até domingo, das 8h até às 18h.  As exceções ocorrem nos feriados das quartas-feiras (25.12 e 01.12), enquanto que, nos dias posteriores, nas quintas-feiras (26.12 e 02.01), o museu estará aberto a partir das 13h.

No local, o visitante poderá visualizar exposições de arqueologia e paleontologia. A exposição paleontológica apresenta fósseis de animais da região, organizados cronologicamente, representando a evolução biológica durante as eras geológicas. A exposição arqueológica conta a história da humanidade por meio de artefatos produzidos pelo homem desde a Pré-história até os dias atuais.

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso 

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso estará aberto de quarta-feira até domingo, das 09 até as 18h, e fechado nos feriados das quartas-feiras (25.12 e 01.12).

O museu reúne diversas peças do período setecentista, remanescentes da antiga Catedral do Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Nossa Senhora dos Passos, acervo pessoal do bispo Dom Francisco de Aquino Corrêa.

Leia Também:  Sefaz realiza consulta pública sobre orçamento estadual de 2024

O espaço ainda apresenta a sala do Santo Papa João Paulo II que contém, além de fotos que registram momentos importantes de sua vida, a vestimenta e objetos litúrgicos utilizados pelo Papa durante sua visita a Cuiabá.

Serviço: 

Museu Residência dos Governadores – Programação final do ano
Dias abertos para visitação: De segunda-feira a sexta, das 09h até às 17h30
Dias fechados: Terça-feira (24.12), quarta-feira (25.12); terça-feira (31.12) e quarta-feira (01.12)

Museu de História Natural – Programação final do ano
Dias abertos para visitação: De quarta-feira até domingo, das 8h até às 18h
Dias fechados: Quartas-feiras (25.12 e 01.12)

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso – Programação final do ano
Aberto para visitação: Quarta-feira até domingo, das 09 até às 18h
Dias fechados: Quartas-feiras (25.12 e 01.12).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Forças de segurança de MT realizam operação para combater crimes ambientais na Terra Indígena Sararé

Publicados

em

Operação foi realizada entre as áreas das cidades de Pontes e Lacerda e Conquista d’Oeste.

Forças de segurança de Mato Grosso, em conjunto com a Polícia Federal e órgãos de fiscalização, realizaram uma operação integrada na Terra Indígena Sararé.

As ações buscam combater a extração ilegal de ouro, desocupar áreas atingidas pelos garimpeiros e inutilizar instrumentos e maquinários empregados na atividade de garimpagem ilegal.

A operação foi realizada, entre 18 e 20 de dezembro, em áreas que estão localizadas nos municípios de Conquista d’Oeste e Pontes e Lacerda.

Durante as ações de repressão à extração ilegal de minério, 14 escavadeiras hidráulicas, um trator modificado para trafegar na mata fechada, diversos motores estacionários, geradores de energia, dois tratores, dois caminhões e cinco motos foram localizados e inutilizados pelas forças de segurança.

Também foram apreendidos 163 gramas de ouro, três armas de fogo, uma motosserra, um motor estacionário e o cumprimento de um mandado de prisão em aberto. Ao final, sete pessoas foram presas em flagrante.

Estiveram envolvidos na operação, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) com dois cães, militares da Força Tática do 12º Comando Regional e do 18º Batalhão de PM, agentes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Leia Também:  Governo de MT proíbe uso do fogo para limpeza e manejo de áreas no Pantanal até 31 de dezembro

As investigações do caso continuam com a Polícia Federal para identificação dos proprietários desses maquinários para esclarecer a participação nos crimes reprimidos, a fim de que sejam responsabilizados penal e administrativamente. Os autuados pelo Ibama também serão relacionados na investigação em curso. O objetivo é identificar os financiadores das atividades ilegais.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA