MATO GROSSO
Conselheiros do TCE-MT destacam relevância histórica de Dante de Oliveira
MATO GROSSO
O filme “A Primavera de Dante”, que resgata a vida e a obra de Dante de Oliveira, foi lançado na noite desta terça-feira (6), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Ícone nacional da luta pela democracia e pelos direitos sociais, o cuiabano é símbolo das Diretas Já, que completam 40 anos em 2024.
Na ocasião, o corregedor-geral do Tribunal de Contas (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli, que no ato representou o conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, e o ouvidor-geral da Corte de Contas, conselheiro Antônio Joaquim, destacaram a importância do político mato-grossense para o estado e para o Brasil.
Líder estudantil, deputado estadual e federal, ministro da Reforma Agrária, prefeito de Cuiabá e governador do Estado, Dante de Oliveira foi responsável pela indicação de três, dos sete atuais conselheiros do TCE-MT: Novelli, Antonio Joaquim e Valter Albano.
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
Corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli. |
“Eu fiquei muito honrado que o presidente Sérgio Ricardo me designou para representá-lo nesse evento de lançamento do média-metragem ‘A primavera de Dante’. Dante foi nosso amigo, eu tive a grande oportunidade de trabalhar muito tempo com ele e devo meus quase 23 anos de Tribunal à confiança que ele depositou em mim e em todos nós, que trabalhamos incessantemente para não o decepcionar”, declarou Novelli.
O corregedor-geral ressaltou ainda o trabalho do político em prol da sociedade mato-grossense. “Ele era uma pessoa vocacionada, que realmente gostava da população e tinha uma visão incrível de executar políticas públicas de qualidade, não só na área de infraestrutura, mas principalmente de infraestrutura social. Era alguém que realmente cuidava da saúde do povo, cuidava da habitação, que abriu caminhos para que Mato Grosso se tornasse o maior produtor de grãos do Brasil”.
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
Ouvidor-geral, conselheiro Antonio Joaquim. |
Antonio Joaquim, por sua vez, falou de sua relevância para a história do Brasil. “Dante é o mato-grossense que faz parte da história do Brasil, tem alguns outros que também fazem, mas o Dante foi da nossa geração, nós tivemos a honra de conviver com ele e de aprender muitas coisas com ele. Então, a gente não pode deixar essa memória apagar. É muito importante para nós participarmos disso, cultivarmos essa imagem, essa história tão bonita.”
A estreia do média-metragem foi prestigiada por lideranças nacionais e locais e por familiares do homenageado, como sua mãe, Maria Benedita, e a viúva, Thelma de Oliveira. Presidente Nacional do PSDB, partido de Dante, Marconi Perillo classificou Dante como o “Cavaleiro da Esperança”. “Ele foi o homem que trouxe a esperança de um novo Brasil, democrático, livre, de oportunidades, arrojado, arejado, pujante. O Dante é um símbolo desse Brasil que se redemocratizou graças à ousadia dele.”
Para Thelma de Oliveira, o filme será muito importante para os jovens, que não conhecem sua história. “É um resgate histórico de Dante. Do grande político que ele foi, não apenas em Cuiabá, Mato Grosso, mas no Brasil.”
A Primavera de Dante
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
Solenidade de lançamento do filme. Clique aqui para baixar a foto. |
Autor da emenda parlamentar que viabilizou recursos para a obra, o deputado Carlos Avallone fez um breve resumo do trabalho. “É uma obra de cerca de 40 minutos que, neste primeiro episódio, vem desde seu nascimento até as Diretas Já. A ideia é, depois, fazer um segundo filme das Diretas Já, passando pelos mandatos como prefeito de Cuiabá, pela ida ao Ministério da Reforma Agrária e posse como governador e, posteriormente, um terceiro, que será sobre seu governo, a derrota para o Senado e, infelizmente, o seu falecimento.”
O filme é uma realização da Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural (Amiscim), Assembleia Legislativa e Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer/Governo do Estado de Mato Grosso, com produção executiva de José Paulo Traven, direção de Leonardo Sant’Ana, pesquisa de João Antonio Lucidio, direção de Produção, Giulia Costa, direção de Fotografia, Kelven Queiroz, som direto/assistente de câmera por Ricarte Oliveira, edição/colorista Murilo Nascimento, som com Eduardo Lehr, produção Anna Magalhães, direção de arte e figurino Laís Wrzesinski. O operador de máster da TV Assembleia Vicenzo Zaleski dá vida ao personagem Dante de Oliveira.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS4 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
ARTIGOS4 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama
-
ARTIGOS1 dia atrás
Dia do Médico: Desafios, avanços e a missão de cuidar
-
ARTIGOS3 horas atrás
Canetas emagrecedoras: ortopedista alerta sobre impactos na coluna e nas articulações