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Conselho é retomado para coordenar políticas de comércio exterior de MT

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O Conselho Estadual de Comércio Exterior de Mato Grosso (Cecomex) foi retomado nesta semana, após um hiato de quase dois anos.

O secretário adjunto de Agronegócios e Investimentos, Anderson Lombardi, destacou que é importante a retomada da Cecomex, pois o órgão consultivo, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), tem a finalidade de elaborar e coordenar políticas e medidas do Estado de Mato Grosso relativas ao comércio exterior.

“A gente discute e articula entre o poder público, instituições privadas, para que ações e políticas adotadas possam estimular o comércio exterior de Mato Grosso, visando, especialmente, a maior participação das pequenas e médias empresas mato-grossenses no mercado internacional”, destacou.

O secretário adjunto apresentou os dados do comércio exterior do Estado em reunião realizada em 26 de abril.

No 2022, Mato Grosso ocupou a 1ª posição em exportações do agronegócio do Brasil, com US$ 23,7 bilhões e o 4º maior exportador do país com US$ 32,5 bilhões em produtos embarcados para outros países.

Lombardi apresentou ainda que os 10 maiores destinos dos produtos mato-grossenses no ano passado foram: China, Espanha, Tailândia, Irã, Vietnã, Holanda, Índia, Japão, Indonésia, Turquia, Egito e Bangladesh.

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Dentre os produtos comercializados em 2022, a soja é o carro-chefe, seguido pelo milho, resíduo de soja, carne bovina e algodão.

Por outro lado, em termos de importações, Mato Grosso comprou US$ 5,7 bilhões de outros países. Adubos (fertilizantes) como potássio, nitrogênio, NPK, fósforo, além de fungicidas e inseticidas lideram o ranking. Em seguida estão gás de petróleo, veículos aéreos e espaciais e máquinas e aparelhos de colheita.

Fazem parte da Cecomex a Casa Civil, Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Procuradoria Geral do Estado (PGE), além da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT).

Fonte: Governo MT – MT

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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