MATO GROSSO
Consumidores podem comparar preço de presentes para o Dia dos Namorados pelo Nota MT
MATO GROSSO
“Essa é uma época de aumento de vendas no comércio varejista, com promoções e descontos, uma oportunidade para os consumidores que estão em busca do presente ideal, que caiba em seu orçamento, pesquisarem bem antes de comprar. Com o Menor Preço do Nota MT, essa pesquisa está disponível na palma da mão, facilitando as compras”, afirma o secretário adjunto de Projetos Estratégicos, da Secretaria de Fazenda, Vinícius Simioni.
O Menor Preço conta com mais de 50 milhões de descrições de produtos e permite a comparação de preços dos produtos. Nele é possível fazer a busca por item desejado e também por proximidade de localização. O resultado encontrado são os preços de um mesmo produto dentro do raio de busca.
Se a pessoa estiver em um shopping center, por exemplo, ela pode pesquisar pelo produto desejado e que seja vendido nas lojas localizadas no complexo. Assim, fazer a compra mais assertiva, garantindo o melhor preço praticado no local. A busca também pode ser feita ao ler o código de barras da mercadoria.
Para o secretário adjunto Vinícius Simioni, o Menor Preço também traz segurança ao consumidor em relação a procedência da mercadoria, além de ser uma forma de divulgação dos estabelecimentos que emitem notas fiscais.
“Essa função oferece grandes vantagens ao consumidor, permitindo economizar na compra, poupar tempo de deslocamento e escolher os melhores produtos. Além disso, serve como uma ferramenta de divulgação, beneficiando as empresas que oferecem os melhores preços e emitem documentos regularmente, já que a base de dados é alimentada pelas próprias empresas”, explica.
Além de fazer a pesquisa de preços, o usuário cadastrado no Nota MT concorre aos prêmios mensais de até R$ 100 mil. Para que participar do sorteio, além do cadastro, é necessário que a pessoa peça para incluir o CPF na nota no momento das compras.
Mensalmente, o Nota MT distribui 1.010 prêmios, sendo: dois de R$ 100 mil, conco de R$ 50 mil, três de R$ 10 mil e mil de R$ 500.
Para participar dos sorteios ou utilizar a ferramenta Menor Preço, é necessário fazer o cadastro pelo site www.nota.mt.gov.br ou pelo aplicativo de celular, disponível para android e IOS.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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