Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Convidada como embaixadora e madrinha do projeto CEDIS, primeira-dama de MT visita instituição

Publicados

MATO GROSSO

A primeira-dama de MT, Virginia Mendes, juntamente com a secretária de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho, fez, na tarde desta quarta-feira (13.03), uma visita técnica à sede da Associação Mais Liberdade, sob a direção do jovem Sandro Lohmann, onde serão construídas as novas instalações do Centro de Desenvolvimento e Integração Social (Cedis) e o Centro de Referência em Sustentabilidade, Empreendedorismo e Renda ‘CreSER Virginia Mendes’. A visita foi acompanhada pela arquiteta Ana Clara e pelo engenheiro civil Rogério Silva.

Na oportunidade, Virginia Mendes, madrinha do projeto, ainda conheceu as atividades desenvolvidas pela associação com público diversificado, além de egressos do sistema prisional. Durante a visita, também foram entregues, por meio da Setasc, 100 cestas de alimentos e 100 kits de higiene e limpeza às famílias devidamente cadastradas.

A Associação Mais Liberdade busca oportunizar aos egressos formação, participação e liderança na resistência, luta e superação do cárcere. As atividades incluem atendimento social, psicológico, jurídico, formação, qualificação e encaminhamento em rede. Atualmente, são oferecidas oficinas de costura e confecção de tapetes.

Leia Também:  VÍDEO: Trezentos quilos de peixes foram apreendidos pela fiscalização da Sema, no primeiro mês de operação após o início a proibição da pesca em Mato Grosso para garantir a reprodução dos peixes

Para a primeira-dama Virginia Mendes, receber a homenagem com o ‘CreSER’ e ser madrinha do projeto CEDIS é motivo de orgulho. “É uma honra participar deste projeto com tantas pessoas unidas por essa causa”, afirmou.

Virginia destacou o trabalho do presidente da associação e da sua mãe, Celi Lourdes. “Imagino a dor que a senhora sentiu quando o Sandro passou por toda a situação que ele enfrentou, porque filho é filho, e o Sandro hoje é e sempre foi seu orgulho. Ele é referência para todas essas pessoas aqui”.

Egresso do Sistema Prisional, Sandro Lohmann aproveitou as oportunidades e hoje lidera o projeto social com o apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário. As atividades incluem ex-presidiários, pessoas em vulnerabilidade, pessoas da comunidade e migrantes. Sandro falou da satisfação de ver o sonho da construção da sede com 1.020 m² se consolidando e agradeceu o apoio da primeira-dama Virginia Mendes.

“Para quem já está conosco desde o início e chegou aqui há pouco mais de um ano e meio, hoje estamos assistindo ao começo de um sonho. Agradeço de coração a todo o apoio da nossa madrinha, primeira-dama Virginia Mendes, neste projeto, por apoiar nossa instituição, nossa causa e por acreditar nestas pessoas. Pessoas que precisam mudar de vida, ressignificar suas vidas e que precisam de novas oportunidades”, agradeceu.

Leia Também:  “Dormia e acordava pensando na minha escritura e agora é real”, diz morador contemplado pelo Governo de MT

Keila Rayane, egressa do sistema prisional, é uma das monitoras do projeto. Ela ressaltou a importância do apoio do Sandro e reconheceu a atenção que a primeira-dama Virginia Mendes dispensa. “Sou muito grata ao Sandro e por este espaço. Aqui, a gente vem lutando a cada dia para poder dar o melhor às nossas famílias também. Já terminei meus estudos e posso motivar as pessoas que frequentam a associação, porque assim como eu consegui, elas também podem. Dona Virginia, sou muito grata à senhora por todo esse carinho que a senhora tem conosco e por abraçar nossa causa”.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  Empresário vendia cervejas da Ambev com valor abaixo de mercado

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  VÍDEO: VÍDEO: Moradores da Bahia realizam manifestação em frente à empresa que fornece água à cidade e "Jogaram Ovo" no diretor da Concessionária pela "Falta de Água".E se essa moda pegasse em Mato Grosso, o que seria do Diretor do Departamento de Água e Esgoto (DAE), de Várzea Grande, hein

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA