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Corpo de Bombeiros capacita militares de MT, do DF e 8 estados para primeiros socorros em cães de resgate
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“Em algumas ocorrências, os cães de busca podem se ferir e há casos mais simples e outros mais graves. Por isso, esse curso se torna tão necessário e importante para resgatar a vida dos cães”, explica o coordenador do curso, capitão Felipe Saboia, sargento-adjunto do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Várzea Grande (2ºBMM) e membro do Núcleo de Operações de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (NOBRESC).
“As atividades de busca e resgate com cães têm crescido muito no Brasil nos últimos anos, em razão dos desastres que aconteceram. Por isso, precisamos investir no cuidado com esses animais. O atendimento pré-hospitalar em cães já faz parte da grade curricular de formação dos bombeiros, mas é algo bem pontual. Com o curso, esses 29 militares estarão mais aptos”, explica um dos instrutores do curso, sargento Lucas Berzotti, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná.
Além de Mato Grosso e Distrito Federal, participaram da capacitação bombeiros militares de Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amazonas, Rio de Janeiro e Bahia. Mato Grosso do Sul participou com a Polícia Militar, enquanto Mato Grosso contou também com servidores do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Batalhão de Operações Especiais, Polícia Rodoviária Federal e Serviço de Operações Especializadas (SOE).
Segundo-tenente San Diogo Lima, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte, é um dos alunos do curso. Esta é a segunda vez que ele vem para o Estado realizar uma capacitação.
“Esta é minha segunda vez em Mato Grosso, mais uma vez com uma especialização em cães. Foi extremamente gratificante e grandioso. Esse curso colaborou com o crescimento dos militares de Mato Grosso e de outros estados brasileiros”, afirmou.
“Foi muito proveitoso. Uma experiência única e optei por aproveitar ao máximo o curso para absorver conhecimento. São realidades que podemos nos deparar durante o dia a dia e é essencial estar capacitado para atender os cães que são tão parceiros seja nas buscas, como também na companhia”, explicou o soldado Rafael Afonso, do 1º Batalhão de Cuiabá, aluno do Curso.
Os alunos do curso realizaram ao longo da semana aulas teóricas e práticas e foram submetidos na tarde de quinta-feira (02) a uma simulação com um possível cenário de uma ocorrência.
“Todas as capacitações realizadas nos últimos anos tem sido de suma importância para a corporação. Não somente o Corpo de Bombeiros, como também outras forças de segurança do Estado, têm recebido muitos investimentos do Governo de Mato Grosso em modernização e capacitação para os militares. Isso se reverte em um melhor atendimento para a população”, finalizou o capitão.
Treinamento em escombros
Este é o segundo curso de capacitação dos bombeiros com cães realizado em 2023. No início de janeiro, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso reuniu oito bombeiros militares e as cadelas Sheron, Athena e Bela para o Simulado de Busca, Resgate e Salvamento com cães do Núcleo de Operações de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (NOBRESC), em uma área anexa ao Hospital Santa Rosa, em Cuiabá.
A simulação foi realizada com duas vítimas em óbito e uma vítima ainda com vida, em escombros de uma demolição. O trio de cães realizou as buscas do tipo venteio, quando o animal fica livre, sem estar preso a uma coleira, para realizar as buscas por toda a área onde há eventuais vítimas.
Fonte: GOV MT


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Itaipava lidera conversas e é a marca mais falada durante o Carnaval 2025

A cerveja Itaipava se consagrou como a marca mais falada dentre as cervejas no Carnaval 2025. Amparada em ações inéditas criadas exclusivamente para a folia, a cerveja do Grupo Petrópolis reafirmou sua força e conexão com o público e somou um total de 8.330 menções nas plataformas Twitter/X, Facebook, Instagram, portais de notícias e blogs, liderando o volume de conversas no segmento. Os dados de monitoramento são da plataforma Stilingue, mapeando as métricas da campanha no período de 15 de janeiro de 2025 a 05 de março de 2025.
A metodologia analisou as menções em mar aberto oito marcas de cerveja, entre elas Itaipava, Brahma, Amstel, Heineken e Corona, abrangendo as plataformas e veículos citados acima. Foram consideradas menções que incluíssem o nome da marca ou seu perfil oficial, combinados com palavras-chave relacionadas ao Carnaval, além de hashtags oficiais das marcas e eventos patrocinados.
O desempenho se deve, principalmente, a uma estratégia de conteúdo 360°, criada pela equipe de Itaipava em parceria com a WMcCANN, que reforçou a presença ativa de influenciadores nas redes e ampliaram a visibilidade da Itaipava no digital. Dentre os temas de destaque em mar aberto estiveram as ações com fãs clubes do squad da marca, como Ivete Sangalo e Álvaro Xaro, somados ao patrocínio da marca ao Bloco Coruja, da cantora e embaixadora, que somou 689 mil visualizações nos conteúdos publicados no Instagram. As conversas também incluíram experiência de consumo de Itaipava no bloco e nos Camarotes e eventos patrocinados pela marca durante o carnaval.
O Gole Gole, copo térmico e inderramável criado pela marca para garantir que o folião não perca nenhum gole de sua cerveja no meio da festa, dominou o interesse nos canais proprietários da marca. O copo produzido por impressão 3D de alta precisão e tecnologia giroscópica rodou os carnavais de Olinda e Salvador nas mãos de influenciadores.
Já o TikTok foi o canal que se manteve como o mais engajado da marca em posts proprietários. Na plataforma, parcerias como a ativação com Thaynara OG também renderam resultados positivos com mais de 2 milhões de views.
“Estamos muito felizes com os resultados durante o Carnaval. O engajamento do público com a nossa marca demonstra uma estratégia digital assertiva e a importância dos influenciadores na amplificação da mensagem. A Itaipava tem no Carnaval um momento estratégico, e conseguimos reforçar ainda mais essa conexão autêntica com os consumidores”, destaca Diego Santelices, head de comunicação e mídia do Grupo Petrópolis.
Ações da marca
Além das ações digitais, a Itaipava reforçou sua presença no Carnaval patrocinando eventos icônicos pelo país, como o Olinda Beer (PE), os Camarotes Villa e Planeta Band e o Bloco Coruja (BA), o Oba Festival (SP) e a transmissão do SBT Folia. No Camarote Villa, um dos mais prestigiados do circuito Barra-Ondina em Salvador, a marca contou com um estúdio exclusivo onde eram produzidos conteúdos em tempo real. Nesse espaço, influenciadores como Adriane Galisteu, Álvaro, Thaynara OG e Carol Peixinho, entre outros, e veículos como TikTok, UOL e Sua Música produziram conteúdos, transmissões, interações e dinâmicas conectando quem está na folia e quem acompanha à distância.
Para o Carnaval 2025, a Itaipava trouxe inovações em sua estratégia. Além do copo inderramável Gole Gole, a campanha criada pela WMcCann com o mote “A sede de folia pede. Itaipava” resgatou o icônico cooler da Itaipava apresentado na campanha de Verão e levou o espírito da folia para Salvador com um filme estrelado por Ivete Sangalo. A marca também apostou em uma collab inédita com a Avon, unindo duas paixões do público: a Itaipava e o batom conhecido por sua durabilidade de 16 horas sem borrar.