FERIADÃO
Corpus Christi: movimento de automóveis na BR-163 começa subir nesta quarta-feira
MATO GROSSO
O feriado prolongado de Corpus Christi de 2023 começa a impactar no tráfego da BR-163/MT a partir desta quarta-feira (7 de junho) com o aumento do fluxo de veículos de passeio e redução na presença das carretas e caminhões. Essa é uma característica comum no trecho entre Itiquira e Sinop, onde a rodovia é administrada pela Concessionária Nova Rota do Oeste. Com o período mais seco, é importante ficar atento à fumaça e incidência de queimadas às margens da rodovia.
De acordo com a previsão de tráfego da Nova Rota, o fluxo de automóveis será intenso em três dias do ‘feriadão’. Nesta quarta-feira, quando iniciam as programações para aproveitar a folga, o aumento estimado é de 28%. O crescimento na presença dos veículos de passeio na rodovia continua acima do normal nesta quinta-feira (8 de junho) chegando até 20% a mais que em dias normais. Já o domingo (11 de junho), último dia de feriado e quando as pessoas retornam para casa, deve ser a data com maior intensidade no fluxo, com 32% automóveis a mais.
Com relação aos veículos de carga, a maior redução no movimento está prevista para a quinta-feira (-12%) e domingo (-6%). No restante dos dias, não haverá uma alteração considerável, segundo a previsão da Concessionária.
Vale destacar que apesar da diminuição do fluxo de veículos de carga na BR-163, a rodovia segue com intensa presença de carretas e caminhões, uma característica marcante do trecho sob concessão. Desta forma, a Nova Rota do Oeste alerta aos condutores de veículos de passeio que redobrem a atenção, respeitem a sinalização e sigam a legislação de trânsito.
Seca e queimadas – A gerente de Operações da Nova Rota do Oeste, Bárbara Natane, lembra que o período seco em Mato Grosso é marcado por focos de queimadas, interferindo na segurança viária. Desta forma, os motoristas não devem descartar lixo na rodovia, especialmente embalagens de vidro, metal e bitucas de cigarros. Esses materiais podem originar incêndios.
Ao trafegar pela rodovia e identificar incidência de fumaça e/ou fogo, o condutor deve estacionar em local seguro. Não é recomendado atravessar regiões com focos de queimadas e visibilidade prejudicada. A gerente orienta ainda aos condutores para que não tentem de controlar as chamas por conta própria.
“Ao identificar fogo ou fumaça no trecho sob concessão, o condutor pode entrar em contato com a Nova Rota do Oeste pelo 0800 065 0163 ou avisar em uma das nossas bases. As equipes são treinadas para adotar as medidas cabíveis para as situações existentes e acionar o Corpo de Bombeiros, quando necessário. Não é recomendado que os motoristas tentem controlar as chamas”, comenta.
Cuidados e precaução – Bárbara Natane lembra ainda que temos um trecho da rodovia em obras e operação de tráfego em ‘Pare e Siga’. Por isso, é importante dispor de itens básicos, como água e alimento, caso seja necessário esperar por alguns instantes para percorrer viagem.
“Esses itens são importantes para toda e qualquer viagem. É sempre bom estar precavido. Pedimos ainda que os motoristas tenham calma e paciência na rodovia, respeitem a sinalização de obras e as orientações repassadas por quem está trabalhando na rodovia”, finaliza.
Se precisar, chame a Nova Rota – As equipes operacionais da Nova Rota do Oeste estão presentes ao longo de todo o trecho sob concessão para prestar todo o auxílio necessário aos usuários. O suporte pode ser acionado via 0800 065 0163, que funciona 24 horas por dia.
Além de solicitar atendimento, neste canal de contato os motoristas podem obter informações momentâneas sobre as condições de tráfego, intervenções na rodovia, condições climáticas, entre outros.


MATO GROSSO
Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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