MATO GROSSO
Cosméticos veganos e culinária regional – Bulixo do Sesc Arsenal compõe a história de empreendedoras cuiabanas
MATO GROSSO
Desde que começou a ter interesse por uma vida mais saudável e alinhada com a sustentabilidade, Cecília Viveiros, de 28 anos, passou a prestar atenção nos produtos que utilizava no dia a dia. Ao identificar que um antitranspirante de uma marca conhecida não gerava um efeito satisfatório, em 2019 teve a ideia de criar sua própria linha de itens naturais, chamada Natureza Raiz. Hoje, comercializa os cosméticos veganos no Bulixo do Sesc Arsenal, que ocorre todas às quintas-feiras, na unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT).
Formada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cecília conta que começou a pesquisar artigos científicos sobre o tema, quando desenvolveu seu primeiro desodorante. “Apresentei a formulação dele e do shampoo sólido em meu trabalho de conclusão de curso (TCC), que foi um sucesso. Também falei sobre os ingredientes considerados suspeitos na cosmética convencional, sendo alguns comprovadamente tóxicos”, explica. Hoje, ela também é aromaterapeuta e perfumista botânica e comercializa produtos para a pele, cabelos, maquiagem e outros.
Já Deise Fátima Souza, de 54 anos, contempla o setor de gastronomia do Bulixo. Atualmente, comercializa a tradicional maria isabel, feijão empamonado e sarapatel, mas conta que nem sempre foi assim. Relata que é uma das primeiras “bulixeiras” do Arsenal e compõe a feira há cerca de 15 anos. Começou produzindo doces regionais e depois passou a comercializar carne seca com banana verde e paçoca de pilão. Hoje em dia, segue com o prato típico que enche os olhos e o paladar dos cuiabanos raiz e os de coração. “O Bulixo me ajudou muito na criação dos meus quatro filhos, pois a minha renda principal veio através da feira”, enfatiza.
Foi enquanto levava os quatro filhos para brincar no jardim do Sesc Arsenal que Deise teve interesse em comercializar a sua produção. “Um dia decidi participar da feira, pois achei um projeto muito interessante e que isso poderia ajudar financeiramente a minha família. Os meus pratos eu mesma preparo, cozinho desde criança e amo cozinhar, essa é a minha paixão. Eu ajudava a minha tia, que era uma ótima cozinheira, a preparar comida, pois eu queria aprender os seus segredos culinários. Eu fico muito feliz ao ver os meus clientes sempre voltando para comprar a minha comida”, completa, orgulhosa.
Cecília diz que ocupar os corredores do prédio histórico durante a tradicional feira cuiabana é uma experiência gostosa. “Posso convidar familiares, amigos e clientes para um ambiente agradável e familiar. Isso tem um valor significativo”, completa. Deise diz que recebe muitos elogios pelo seu tempero caseiro. “Isso me deixa bastante realizada. Só tenho gratidão por ainda fazer parte desse projeto onde construí memórias incríveis”, finaliza.
O Bulixo
A feira gastronômica e cultural do Sesc-MT realizada no Sesc Arsenal, já é tradição entre os cuiabanos. Além da programação cultural de valor histórico, que fomenta a culinária regional e a economia criativa, a unidade oferece atrações para toda família, que são gratuitas ao público. Enquanto aproveitam o Bulixo, os visitantes podem apreciar shows musicais, atividades de recreação e muita diversão para crianças.
A diretora de produtos e serviços do Sesc-MT, Ellen Camargo, considera a feira gastronômica e cultural uma oportunidade para que pequenos produtores possam apresentar seus produtos, além de trazer novas opções aos consumidores. “É o tipo de produto que não se encontra com facilidade nas prateleiras do supermercado, por exemplo. É fundamental par incentivar e valorizar a produção local, além de disponibilizar opções naturais e culturais para a população”, enfatiza.
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.
Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.


MATO GROSSO
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá

O mercado imobiliário está em constante evolução, buscando formas de tornar a aquisição de imóveis mais acessível ao público. Em meio a condições especiais de financiamento e facilidades na negociação, a utilização de veículos como parte do pagamento da entrada passou a ser uma alternativa concreta em Cuiabá.
Acompanhando essa tendência, a incorporadora Essence Urbanismo lançou uma campanha que permite a avaliação de até 100% da Tabela Fipe para o veículo oferecido como entrada na compra de terrenos. A ação é válida para o empreendimento Essence Bella Vita, localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização da capital mato-grossense.
O projeto conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m², e foi desenvolvido com um conceito arquitetônico que valoriza a convivência, o bem-estar e a funcionalidade, sem abrir mão da sofisticação.
A proposta também visa incentivar pessoas que desejam vender o carro a considerarem a conversão desse bem em um patrimônio duradouro. A orientação é que os interessados consultem um corretor credenciado para obter todas as informações sobre critérios de avaliação e aceitação do automóvel.
De acordo com os Indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/FIPE), o número de unidades novas lançadas no 2º trimestre de 2025 aumentou 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de valor, a alta foi ainda maior, de 19,1%.
“O uso de veículos como parte do pagamento na aquisição de imóveis tem se mostrado uma alternativa viável e estratégica, especialmente em um mercado como o de Cuiabá, que está em plena expansão. Muita gente tem um carro na garagem que representa um valor significativo, mas não enxerga esse bem como uma oportunidade real de alavancar um patrimônio mais sólido e duradouro”, destaca José Paulo, diretor comercial da Essence Urbanismo.
Essence Bella Vita
A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty space, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.
Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.
Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.
-
MATO GROSSO2 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
GERAL2 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil