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Cosméticos veganos e culinária regional – Bulixo do Sesc Arsenal compõe a história de empreendedoras cuiabanas

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Desde que começou a ter interesse por uma vida mais saudável e alinhada com a sustentabilidade, Cecília Viveiros, de 28 anos, passou a prestar atenção nos produtos que utilizava no dia a dia. Ao identificar que um antitranspirante de uma marca conhecida não gerava um efeito satisfatório, em 2019 teve a ideia de criar sua própria linha de itens naturais, chamada Natureza Raiz. Hoje, comercializa os cosméticos veganos no Bulixo do Sesc Arsenal, que ocorre todas às quintas-feiras, na unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT).

Formada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cecília conta que começou a pesquisar artigos científicos sobre o tema, quando desenvolveu seu primeiro desodorante. “Apresentei a formulação dele e do shampoo sólido em meu trabalho de conclusão de curso (TCC), que foi um sucesso. Também falei sobre os ingredientes considerados suspeitos na cosmética convencional, sendo alguns comprovadamente tóxicos”, explica. Hoje, ela também é aromaterapeuta e perfumista botânica e comercializa produtos para a pele, cabelos, maquiagem e outros.

Já Deise Fátima Souza, de 54 anos, contempla o setor de gastronomia do Bulixo. Atualmente, comercializa a tradicional maria isabel, feijão empamonado e sarapatel, mas conta que nem sempre foi assim. Relata que é uma das primeiras “bulixeiras” do Arsenal e compõe a feira há cerca de 15 anos. Começou produzindo doces regionais e depois passou a comercializar carne seca com banana verde e paçoca de pilão. Hoje em dia, segue com o prato típico que enche os olhos e o paladar dos cuiabanos raiz e os de coração. “O Bulixo me ajudou muito na criação dos meus quatro filhos, pois a minha renda principal veio através da feira”, enfatiza.

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Foi enquanto levava os quatro filhos para brincar no jardim do Sesc Arsenal que Deise teve interesse em comercializar a sua produção. “Um dia decidi participar da feira, pois achei um projeto muito interessante e que isso poderia ajudar financeiramente a minha família. Os meus pratos eu mesma preparo, cozinho desde criança e amo cozinhar, essa é a minha paixão. Eu ajudava a minha tia, que era uma ótima cozinheira, a preparar comida, pois eu queria aprender os seus segredos culinários. Eu fico muito feliz ao ver os meus clientes sempre voltando para comprar a minha comida”, completa, orgulhosa.

Cecília diz que ocupar os corredores do prédio histórico durante a tradicional feira cuiabana é uma experiência gostosa. “Posso convidar familiares, amigos e clientes para um ambiente agradável e familiar. Isso tem um valor significativo”, completa. Deise diz que recebe muitos elogios pelo seu tempero caseiro. “Isso me deixa bastante realizada. Só tenho gratidão por ainda fazer parte desse projeto onde construí memórias incríveis”, finaliza.

O Bulixo

A feira gastronômica e cultural do Sesc-MT realizada no Sesc Arsenal, já é tradição entre os cuiabanos. Além da programação cultural de valor histórico, que fomenta a culinária regional e a economia criativa, a unidade oferece atrações para toda família, que são gratuitas ao público. Enquanto aproveitam o Bulixo, os visitantes podem apreciar shows musicais, atividades de recreação e muita diversão para crianças.

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A diretora de produtos e serviços do Sesc-MT, Ellen Camargo, considera a feira gastronômica e cultural uma oportunidade para que pequenos produtores possam apresentar seus produtos, além de trazer novas opções aos consumidores. “É o tipo de produto que não se encontra com facilidade nas prateleiras do supermercado, por exemplo. É fundamental par incentivar e valorizar a produção local, além de disponibilizar opções naturais e culturais para a população”, enfatiza.

Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.

Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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