MATO GROSSO
“Cotação disponibilizada pela Seaf nos ajuda a vender com preço justo”, conta produtora familiar
MATO GROSSO
A pesquisa de preços é pela Central de Abastecimento de Cuiabá. O objetivo é que os valores sirvam como referência na hora das negociações para evitar que os produtos sejam vendidos muito abaixo do que deve ser.
Entre a segunda e terceira semana de fevereiro, por exemplo, a caixa de sete a oito quilos de pimenta de cheiro teve um aumento de 50% no valor de mercado, passando de R$ 100 para R$ 150. Já a caixa de 18 a 20 quilos de banana prata teve baixa de 16,67% da primeira para a segunda semana de fevereiro, passando de R$ 120 para R$ 100, e da segunda para a terceira sofreu alta de 20%, chegando a R$ 120.
Alessandra Carneiro de Souza, produtora familiar do Assentamento Mineira, localizado no distrito de Aguaçu, em Cuiabá, conta que só faz vendas com a cotação do Prohort em mãos.
“Essa tabela nos ajuda muito a não vender nossos produtos com valores defasados. Com ela, recebemos um preço justo, pois mostramos que estamos trabalhando com o mesmo preço da Central de Abastecimento e que não estamos ultrapassando o que é praticado”, relata.
Para ter acesso à cotação do Prohort, o interessado deve entrar no site da Seaf (aqui). Depois é só clicar no documento, para baixar o arquivo. O procedimento é simples e pode ser feito até mesmo pelo celular.
A técnica de Desenvolvimento Econômico da Seaf, Doraci Siqueira, explica que além de estar disponibilizada no site, a cotação do Prohort é enviada pela secretaria para as unidades da Empaer no interior de MT, cooperativas, associações, e para todos os interessados que se cadastrem para receber o documento.
“É muito importante que os produtores e produtoras familiares acompanhem o Prohort para estarem informados dos preços e assim comercializar no preço justo”, reforça Doraci.
O Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) foi instituído pelo Governo Federal em 2005. A plataforma reúne dados sobre a comercialização de produtos hortigranjeiros nas principais Centrais de Abastecimento do país.
A cotação de preços de todo o Brasil está disponível no site da Conab. A Seaf apoia o programa com a consolidação e distribuição das cotações para os agricultores familiares.
Fonte: GOV MT


MATO GROSSO
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.
A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.
“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.
Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.
Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.
“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.
Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.
O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
AACCMT promove Arraiá para crianças assistidas e reforça campanha de doação de alimentos
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Mato-grossense será destaque no maior evento de comunicação política do Brasil
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Corpal Incorporadora reúne mais de 350 corretores em almoço especial de apresentação dos terrenos do Condomínio Vernissage
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Hospital se destaca por UTI de excelência em Mato Grosso e está entre os principais do país
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues realiza neste sábado (28) abraço simbólico contra o fechamento do Hospital Santa Casa
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Corpal lança o Vernissage em Cuiabá com condições exclusivas para o cliente no Leila Malouf
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Jovens talentos da UFMT participam da série “Concertos Didáticos” na Casa do Parque
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Reforma tributária trará desafios e oportunidades para estabelecimento de saúde