Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Creche ‘Mãe Nhara’ ganhará nova estrutura da Prefeitura de Cuiabá; Previsão de entrega é agosto de 2024

Publicados

MATO GROSSO

A Creche Municipal Tertuliana Maria de Arruda Souza – Mãe Nhara, localizada no bairro Alvorada, Regional Oeste ganhará um novo prédio. As obras começaram neste mês de novembro e a previsão de entrega é agosto de 2024. A nova unidade terá capacidade para atender aproximadamente 100 crianças na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado disse que a obra será realizada com recursos próprios do Município nos padrões de qualidade estabelecidos pela gestão Emanuel Pinheiro. “As crianças vão receber um espaço novo, totalmente adequado ao processo ensino aprendizagem, no padrão das obras da Educação, da gestão Emanuel Pinheiro”, garantiu Edilene de Souza Machado.

A nova unidade está sendo construída numa área cerca de 850 metros do prédio onde hoje funciona a creche. A nova estrutura, com 572,16 m2 de área construída, terá três (03) salas infantis de 46m2, setor administrativo, cozinha completa com refeitório, banheiros infantis e para PCD, e parque infantil. Terá cobertura  com telhas isotérmicas, que além de manter um controle sobre a temperatura no interior dos ambientes em períodos quentes ou frios, são mais duráveis e exigem pouca manutenção.

Leia Também:  VÍDEO: Será realizada no próximo domingo, a "Primeira Corrida Pedestre do Shopping Popular de Cuiabá" com um percurso de 10km

A unidade contará com equipamentos de acessibilidade conforme a NBR 9050/2020, normatização que estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação de edificações às condições de acessibilidade.

“Por muitos anos a unidade vem funcionando em um espaço inadequado. Agora, com essa obra, a gestão Emanuel Pinheiro trará segurança e dignidade para os profissionais da educação e as crianças atendidas pela creche ‘Mãe Nhara”, salientou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  VÍDEO: Menina que "Vegeta" há 14 anos, em Várzea Grande, precisa urgente de ajuda

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Primeira-dama de MT participa de almoço de Natal no Restaurante Prato Popular

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA