Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Criminosos encapuzados matam 2 a tiros em cidade das facções em MT

Publicados

MATO GROSSO

O duplo homicídio foi registrado no bairro União, em Sorriso

Dois criminosos encapuzados mataram a tiros Jean Martins dos Anjos, de 18 anos, e Paulo Eduardo de Oliveira Cruz, de 33 anos, neste domingo (5).
O duplo homicídio foi registrado no bairro União, em Sorriso. Segundo a Polícia Civil, testemunhas relataram que estavam dormindo quando dois suspeitos invadiram a residência e colocaram as vítimas deitadas no chão. Em seguida, dispararam contra Paulo Eduardo, que faleceu no local.
A outra vítima, Jean, tentou fugir dos criminosos correndo para fora da casa e pulando o muro para uma outra residência, mas foi atingida. Ele foi socorrido por vizinhos e encaminhado ao Hospital Regional, porém não resistiu aos ferimentos

Os suspeitos chegaram em um veículo Gol, enquanto dois deles permaneceram no carro para auxiliar na fuga. A Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado foi acionada para conduzir os procedimentos necessários. A investigação dos assassinatos segue em andamento.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Sefaz fiscaliza armazéns suspeitos de envolvimento com esquema de sonegação
Propaganda

MATO GROSSO

Decisão do STJ obriga juízes do TJMT analisar essencialidade de grãos em RJ de produtores rurais

Publicados

em

O ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), deu provimento ao recurso especial interposto por produtores rurais, e reformou acórdão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), obrigando os juízes a realizar novo julgamento sobre extraconcursalidade dos créditos e da essencialidade dos grãos no processo de recuperacional.

Os produtores entraram com recurso após o Juízo da 4ª Vara Cível da Comarca de Rondonópolis deferir a recuperação judicial dos recorrentes, mas considerar que o crédito executado era de natureza extraconcursal, pois decorria de contrato de Barter com emissão de Cédula de Produto Rural (CPR), não se submetendo aos efeitos da recuperação. Porém, no julgamento, o Tribunal afastou a essencialidade dos grãos sem justificar as razões de tal medida.

Em sua decisão, o ministro destacou que o acórdão do TJMT se limitou a afirmar a extraconcursalidade do crédito com base na natureza da CPR, proveniente de contrato de Barter, porém, sem discorrer sobre a exceção prevista no artigo 11 da Lei 8.929/1994.

Leia Também:  Restaurante Prato Popular forneceu mais de 76 mil refeições em 2023

“Assim, não há elementos no acórdão que possam subsidiar, de forma concreta, a extraconcursalidade atribuída à CPR, muito menos a não essencialidade dos grãos para garantir o cumprimento do plano de recuperação”, diz trecho da decisão.

Operação Barter é uma operação financeira entre produtor rural e empresas de produtos utilizados no agronegócio, uma modalidade de crédito em que o pagamento ocorre de uma forma diferente do crédito convencional. Por meio de um acordo realizado antes da colheita, o produtor adquire insumos agrícolas e realiza o pagamento com os produtos que ele cultiva em sua lavoura. Isso quer dizer que não é preciso fazer o pagamento antecipado em dinheiro.

De acordo com o advogado do Grupo ERS e especialista em recuperação judicial, Allison Giuliano Franco e Sousa, a decisão traz mais segurança jurídica aos produtores rurais.

“Em um período em que os pedidos de recuperação judicial no campo crescem a cada novo levantamento divulgado, temos uma sinalização de um ministro do STJ que diz que o argumento dos produtores rurais para ficarem com os grãos, pois são bens essenciais para a manutenção da atividade é o suficiente. Com a decisão, o STJ obriga os juízes a se manifestarem sobre a essencialidade dos contratos de Barter, não podendo serem retirados imediatamente da recuperação judicial, isso traz mais segurança jurídica aos produtores”, explicou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA