Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Cuiabá abre segundo semestre com alta de 13% no saldo de novas vagas no mercado de trabalho

Publicados

MATO GROSSO

Estudo realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que a capital mato-grossense fechou julho com saldo de 736 novas vagas no mercado de trabalho. Ao todo, foram 11.186 profissionais contratados com carteira assinada e 10.450 demissões no início do segundo semestre.

O número é 13% maior no comparativo com o mesmo período do ano anterior. 60% dos postos de serviços criados foram nos segmentos de comércio e serviços. A indústria (+23%), construção (+14%) e agropecuária (+4%) também tiveram números positivos em julho.

A média salarial obtida no estado foi de, em média, R$ 2.097,42 – montante 2,7 pontos percentuais superior em relação a 2023.

De acordo com o levantamento do Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá, 3 em cada 4 profissionais admitidos com carteira assinada têm entre 18 e 29 anos e 75% deles concluíram o ensino médio. Pouco mais de 63% dos contratados são homens e 37% mulheres.

No acumulado entre janeiro e julho de 2024, o balanço também foi positivo de 7.449 novas vagas geradas. Os indicadores refletem o aumento das atividades da indústria, que subiu 199%, e serviços e comércio, que registraram altas de 46% e 9%, respectivamente.

Leia Também:  'Rio de vinho tinto' inunda cidade de Anadia, em Portugal, após depósitos estourarem; veja vídeo

Aplicativo – Uma das ferramentas para quem busca oportunidades de emprego é o aplicativo “CDL Cuiabá”. Por meio dele, os interessados podem se candidatar às vagas de empregos. O canal digital, que também oferece informações para a população e para os empresários, está disponível para as plataformas Android e iOS.

Sobre a CDL Cuiabá – Com 51 anos de história, a instituição conta com 9 mil empresas associadas e visa unir forças para transformar Cuiabá no melhor lugar para empreender e morar. A entidade também produz soluções e serviços de economia operacional em contas de energia e telefone, segurança em transações on-line com a certificação digital, inteligência para concessão e retomada de crédito com segurança e recuperação de dívidas com o SPC Brasil.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Publicados

em

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

Leia Também:  Vander Masson anuncia situação de emergência contra escassez de água

Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA