CAPACITAÇÃO
Defesa Civil abre inscrições para formação de voluntários em Diamantino
CIDADES
Estão abertas as inscrições para nova turma do curso de voluntários da Defesa Civil de Mato Grosso no município de Diamantino. Promovido em parceria com a Prefeitura de Diamantino, o treinamento será realizado no dia 23 de junho, na sede da Diretoria Regional de Ensino (DRE), das 8h às 18h, com intervalo para almoço.
Os interessados devem se inscrever por meio deste formulário (CLIQUE AQUI). Para participar, basta ter mais de 18 anos. O curso gera certificação de 20 horas, sendo 10 horas presenciais e 10 horas de atividades complementares, realizadas de forma virtual.
“O objetivo do curso é capacitar voluntários que possam ser acionados para uma ação conjunta em caso de um grande desastre. O treinamento também nos ajuda a desenvolver uma cultura de prevenção”, destacou o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, coronel BM César Brum.
Conforme o secretário, durante o curso, os voluntários irão aprender conceitos e legislações básicas sobre a Defesa Civil e noções de combate a incêndio e de atendimento pré-hospitalar, dentre eles avaliação primária, reanimação cardiopulmonar, e tratamento para hemorragias e queimaduras, com oficinas práticas.
Os voluntários também aprenderão técnicas para construção de abrigos temporários, monitoramento, e procedimentos de envio de alerta e emissão de alarmes.
CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO4 dias atrásVila Bela da Santíssima Trindade recebe primeiro evento itinerante de afroturismo de MT
-
MATO GROSSO4 dias atrásGrupo Petrópolis lança o ReCiclo, veículo elétrico que visa ampliar a margem de reciclagem de garrafas de vidro
-
MATO GROSSO4 dias atrásAACCMT lança campanha para arrecadar alimentos e presentes para crianças em tratamento contra o câncer
-
MATO GROSSO2 dias atrásGoverno Federal publica decreto que atende pedido da Acrismat e flexibiliza contratação de veterinários para inspeção em frigoríficos
-
MATO GROSSO2 dias atrásFrederico Tannure Filho é reeleito presidente da Acrismat para o triênio 2026–2028
-
MATO GROSSO2 dias atrásAtletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo
-
MATO GROSSO14 horas atrásLojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week
-
ARTIGOS14 horas atrásO avanço dos condomínios tipo clube em Cuiabá