Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Defesa Civil Acompanha Nível do Rio Cuiabá e Atende Solicitações na Capital

Publicados

MATO GROSSO

O nível do Rio Cuiabá está em 4,5 metros na régua de medição e se aproxima da “cota de atenção” no monitoramento da Defesa Civil de Cuiabá. O dado foi coletado na quarta-feira (15).

O secretário Alessandro Borges Ferreira, da Defesa Civil, explicou que o nível do Rio Cuiabá ainda é considerado normal. Segundo ele, as equipes fazem monitoramento para evitar riscos, especialmente em áreas suscetíveis a inundações.

“Até 5 metros consideramos normal, mas acima disso, começa a cota de atenção e por isso a Defesa Civil do município monitora o volume do rio Cuiabá. Com as chuvas que ocorreram hoje, o nível chegou a 4,5 metros. A cota ainda é considerada normal. Mas temos que ficar atentos e acompanhar a oscilação da previsão de chuvas desta semana”, afirmou o secretário.

Além do monitoramento do nível do rio, a Defesa Civil também acompanhou situações de alagamentos, deslizamento de terras e queda de muro. As equipes foram acionadas nos bairros Parque Cuiabá, Poção, Centro América e Jardim Vitória, na quarta-feira (15).

O diretor da Defesa Civil, Ozeias Souza, destacou as ações na rodovia Palmiro Paes de Barros, onde as duas pistas ficaram alagadas. Já próximo ao córrego 8 de Abril houve um registro de deslizamento. “Estivemos no Parque Cuiabá, na rodovia onde duas pistas ficaram alagadas com bueiros entupidos e também estivemos na região do Porto, no córrego 8 de Abril. As situações estão sendo resolvida com a Secretaria de Obras e com a Limpurb”, informou Ozeias.

Leia Também:  Politec conclui laudos e aponta a velocidade de veículo em atropelamento de estudante

As equipes também atenderam alagamento em três casas no bairro Poção. Na região, a equipe solicitou a retirada de uma família de uma das residências na rua Desembargador Palmiro Pimenta, onde a estrutura foi condenada.

“Vistoriamos três casas, elas ficam uma ao lado da outra. No local passa uma manilha e, como encheu o córrego, a água voltou. As casas foram alagadas. Uma das casas sofreu danos na estrutura com a queda de um muro. A família precisou deixar o local e foi para casa de parentes. Equipes do Cras estão dando apoio para cadastrar as famílias“, afirmou Ozeias.

Parâmetros físicos e hidrográficos da Bacia do Rio Cuiabá

Cota Normal – Até 4.99 metros
Cota de Atenção – 5,00 a 8.49 metros
Cota de Alerta – 8,50 metros
Cota de Emergência – 9,50 metros
Cota de Calamidade – 11,00 Metros

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Exemplos de resiliência e amor incondicional, mães da AACCMT são homenageadas

Publicados

em

Em celebração ao Dia das Mães, a Associação de Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) preparou uma homenagem especial às mães que acompanham seus filhos em tratamento oncológico.

A ação, realizada na sede da instituição, foi marcada por momentos de emoção, acolhimento e reconhecimento à força dessas mulheres que vivem uma rotina intensa de cuidados e esperança. O Dia das Mães é oficialmente celebrado no segundo domingo de maio.

Com uma programação repleta de afeto, as mães tiveram um momento de cuidado com a beleza, receberam lembrancinhas e um lanche da tarde elaborado com todo cuidado. Os voluntários também auxiliaram na organização.

Muitas delas deixam para trás suas cidades, empregos e rotinas para se dedicar integralmente aos filhos em tratamento, enfrentando incertezas diárias com coragem e fé.

“Essas mães representam o verdadeiro significado de amor incondicional. Elas são parceiras na luta, dão força quando falta, e carregam no olhar uma coragem que nos inspira”, destacou Benildes Aureliano Firmo, vice-presidente fundador da AACCMT.

Leia Também:  OAB marca julgamento de advogado filmado agredindo a ex-esposa em Cuiabá

Para muitas dessas mulheres, a AACCMT é mais do que um espaço de apoio – é um refúgio emocional e uma rede de solidariedade que acolhe cada mãe como parte de uma grande família.

“É gratificante contar com esse suporte para as famílias. Sempre fomos bem recebidas e como mãe ficamos felizes com esse cuidado”, afirmou Aparecida Maura, 33 anos. Ela é mãe de Izabelly Miranda, de 3 anos, que há um ano faz tratamento contra um neuroblastoma — tipo raro de câncer. As duas se mudaram de Cáceres para Cuiabá para realizar o tratamento.

Sobre a AACCMT
A AACCMT oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e de outros países, que precisam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá. De acordo com o levantamento mais recente da diretoria, ao longo de 26 anos, a AACCMT atendeu 839 crianças e realizou mais de 22 mil atendimentos.

Leia Também:  Advogado é preso ao ser ouvido em delegacia por ação de esbulho possessório e conflito agrário

Doações
Todas as despesas da instituição, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA