Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Defesa Civil do Estado promove cursos de voluntário e radiocomunicação em desastres em Rondonópolis

Publicados

MATO GROSSO

A Defesa Civil de Mato Grosso promove, nos dias 18 e 20 de junho, os cursos de radiocomunicação em desastres e de voluntário de proteção e defesa civil no município de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá). As capacitações são gratuitas e abertas à população.

As atividades fazem parte da Semana de Ações de Proteção e Defesa Civil realizada no município.

“O objetivo é promover atividades de prevenção, por meio do mapeamento de áreas de risco de desastres no município, e ações de preparação da população em geral para auxiliar a Defesa Civil e a Coordenadoria Municipal nas ações locais”, explicou o superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz.

O primeiro curso, de radiocomunicação em desastres, será realizado no auditório da Prefeitura, na terça-feira (18), das 8h às 18h.

A capacitação envolve aspectos técnicos e operacionais da comunicação em desastres, como noções básicas de proteção e defesa civil, aspectos legais da criação da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER), legislação específica, técnica e ética profissional, e noções sobre o uso da REER e da rede de comunicação.

Leia Também:  Circuito Empreenda Mais leva capacitação gratuita de empreendedorismo a Juína e Juara

Os participantes também terão aulas sobre os equipamentos utilizados para a radiocomunicação, código Q, propagação eletromagnética e espectro de frequência, SSTV e confecção de antena e repetidora móvel.

Já o curso de voluntários de proteção e defesa civil será realizado na quinta-feira (20), também no auditório da Prefeitura, das 8h às 18h.

No treinamento, os voluntários irão aprender legislação básica sobre Proteção e Defesa Civil, noções de primeiros socorros e de prevenção e combate à incêndio, ferramentas de envio de alertas, atuação de voluntários, além de técnicas para construção de abrigos temporários.

Mapeamento de áreas de risco

Além dos cursos gratuitos, a Defesa Civil do Estado também irá realizar, a partir de segunda-feira (17), o mapeamento de áreas de risco de desastres no município, como locais suscetíveis a alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terras.

A atividade envolve mapeamento topográfico e de vulnerabilidade, com objetivo de identificar as características físicas da região, bem como a exposição e a capacidade de resposta do município em caso de desastres.

“O mapeamento das áreas de risco é fundamental para que o município possa adotar medidas preventivas e elaborar o plano de resposta para caso ocorra alguma emergência”, ressaltou o superintendente de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz.

Leia Também:  Sefaz fiscaliza mais de mil empresas e cobra cerca de R$ 1 bilhão em crédito tributário em seis meses

Serviço
Curso gratuito de radiocomunicação em desastres

Data: 18 de junho
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório da Prefeitura de Rondonópolis (Av. Duque de Caxias, n. 1000 – Vila Aurora)
Inscreva-se aqui

Curso gratuito de voluntário de proteção e defesa civil
Data: 20 de junho
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório da Prefeitura de Rondonópolis
Inscreva-se aqui

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Governo de MT intensifica fiscalização em todas as regiões do Estado para combater crimes ambientais

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA