Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Defesa Civil tenta garantir que não haja desabastecimento

Publicados

MATO GROSSO

A Defesa Civil alertou para a possibilidade de desabastecimento de municípios de Mato Grosso em razão dos atoleiros registrados nas estradas da região norte do Estado, onde caminhões e carretas estão ficando presos por dias.

A situação é caótica em alguns pontos, como trechos da BR-158, da MT-109 e da MT-020 – no caso dessa última rodovia, dezenas de caminhoneiros estão presos há sete dias no Bar e Restaurante Pé da Serra em Paranatinga (a 378 km de Cuiabá) em razão das más condições da estrada.

Em entrevista ao Jornal Nacional, no último sábado (15), o superintende da Defesa Civil do Estado, Luís Cláudio Ferreira da Cruz, a prioridade do órgão tem sido garantir que as cidades não fiquem sem abastecimento – assista AQUI.

“Quando a gente tem esses atoleiros que impedem o tráfico dos caminhões, estamos falando da dificuldade de se chegar alimentos, combustível”, disse.

“Agora, nesse momento ainda chuvoso, as medidas tomadas são ainda de restabelecimento, construção de desvios para que as comunidades consigam se deslocar, e a captação de recursos junto ao Governo Federal e Estadual para após esse período chuvoso a gente realizar a reconstrução dessas pontes que foram destruídas”, afirmou.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre 10 ordens judiciais contra autores de assassinato de irmão de PM em Cuiabá

Em Mato Grosso, pelo menos oito municípios já decretaram situação de emergência em razão das chuvas, relatando estragos nas rodovias, como a formação de atoleiros e a queda de pontes.

 

FONTE/REPOST: MIDIA NEWS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Relatório descarta falha mecânica e aponta que 'avaliação inadequada' do piloto contribuiu no acidente que matou Marília Mendonça

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA