Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Delegado alerta população de Sorriso sobre golpes de extorsão

Publicados

MATO GROSSO

A Polícia Civil alerta a população sobre o crescimento na quantidade de golpes aplicados, nas últimas semanas. De acordo com o delegado responsável pelo Núcleo Especializado de Roubos e Furtos, Bruno França, se trata de um golpe cíclico. “Ele é antigo e sempre desaparece e retorna com várias ocorrências.” “Em Sorriso iniciou-se, há aproximadamente 10 dias vários casos a respeito, golpe é verdadeiro, as ameaças não são. Basicamente ele consiste em os criminosos entrarem em contato com a vítima e inventam uma história de cobertura, alegando que tiveram prejuízo por conta de alguma conduta da vítima ou perca de drogas, soja, uma história falsa. Eles se apresentam como membros de facção criminosa e começam a fazer seríssimas ameaças a vítima, pedindo dinheiro em contrapartida”, explicou o delegado.

“A Polícia Civil quer tranquilizar a população. Primeiro, dizer que se trata de um golpe, crime de extorsão não se trata de uma ameaça real e pedir a população procurar à polícia, trazer as informações a respeito dos terminais telefônicos que as contactaram e, acima de tudo ficar calmo, porque é um golpe muito duro, os criminosos colocam a vítima em estado de terror, ela não consegue nem raciocinar direito.”

Leia Também:  Defensoria Pública finaliza atendimento de reconhecimento de paternidade do Mutirão Pai Presente

Bruno também explicou que durante as ameaças, os criminosos pegam fotos em redes sociais da vítima, fazendo montagens para “dar o ar de que se trata de uma coisa real.” Ele também reforça a importância de que os afetados pelo golpe devem registrar o boletim de ocorrência, auxiliando nas investigações. “Trata-se de quadrilhas especializadas nesse golpe, então você consegue identificar pluralidade e similaridade em terminais telefônicos, a gente pede pro juiz a quebra da estação rádio base, até que a gente consegue identificar de onde estão partindo esses golpes. Geralmente, são escritórios com vários criminosos dentro, como funcionam golpes de sites, intermediários e diversos outros”, concluiu.

Só Notícias/Ana Dhein com Lucas Torres, de Sorriso (foto: Só Notícias/Lucas Torres)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Secel abre inscrições para evento sobre empreendedorismo criativo

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA