MATO GROSSO
Deputada envia manifesto ao Senado para que seja votado projeto que transforma atos de pedofilia em crimes hediondos
MATO GROSSO
A deputada estadual Janaina Riva (MDB), enviou um manifesto ao presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, em apoio ao Projeto de Lei 1776/15, que propõe a inclusão de todos os atos de pedofilia na lista de crimes hediondos no Brasil.
“Este projeto representa um passo decisivo no enfrentamento de um dos crimes mais graves e revoltantes que acometem nossa sociedade. O abuso sexual de menores causa danos profundos e irreparáveis, marcando as vítimas para toda a vida e desestruturando famílias inteiras”, argumenta a parlamentar no manifesto.
Segundo Janaina, ao classificar todos os atos de pedofilia como crimes hediondos, o PL 1776/15 aumenta a severidade das punições e sinaliza que o Estado brasileiro está comprometido com a proteção de sua população mais vulnerável.
No manifesto, a deputada pede ainda que o projeto seja pautado com urgência para votação. “Senador Rodrigo Pacheco, contamos com seu apoio para que este projeto seja pautado com urgência, e aprovado para a sua devida implementação em nossa legislação. Com essa medida, esperamos contribuir para um Brasil mais seguro e justo para nossas crianças e adolescentes, protegendo-os de atos cruéis e inaceitáveis e garantindo que os responsáveis sejam devidamente punidos”, encerra.
Na semana passada Janaina já havia postado em suas redes sociais, um vídeo falando sobre a importância desse projeto. “Crimes ligados à pedofilia já deveriam ser considerados hediondos há muito tempo. Não vejo razão para o senado não votar e aprovar isso”, disse.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.