MATO GROSSO
Detran-MT realiza em Nova Mutum a Semana do Projeto “No Trânsito, Fica Esperto!”
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Durante toda a semana, as instituições envolvidas no projeto estão visitando escolas do município para ministrar palestras sobre prevenção de acidentes e comportamento seguro no trânsito.
Na segunda-feira (24.06), a atividade foi realizada na Escola Municipal 4 de Julho; na terça-feira (25.06), na Escola Municipal Caminhos do Saber; na quarta-feira (26.06), no Colégio Piaget; na quinta-feira (27.06), na Escola Militar Tiradentes; e, nesta sexta-feira (28.06), na Escola Estadual Virgílio Corrêa da Costa.
Ainda na sexta-feira, haverá uma Roda de Conversa sobre Conduta Segura no Trânsito no Espaço Mônaco Center, além da palestra Encontro com o Professor, no auditório do Batalhão da Polícia Militar de Nova Mutum.
“Esta semana está sendo excepcional para a educação no trânsito em nossa cidade, com palestras educativas focadas nas escolas de fases iniciais do município”, destaca Arielton de Souza e Santos, chefe da Ciretran de Nova Mutum.
Na noite desta sexta-feira (28.06), a dupla de humoristas Nico e Lau apresentará o show “No Trânsito, Fica Esperto!” às 18h, na Escola Militar Tiradentes.
Para encerrar a semana, serão realizadas mais duas ações no sábado (29.06): um Pit Stop educativo na avenida Mutum, para orientar motoristas sobre condutas de segurança na condução de veículos; e a ação “Amigo da Rodada” em bares e restaurantes, alertando sobre os riscos de misturar álcool e direção.
Participam das ações a 44ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), a Gerência de Prevenção, Cuidados e Reinserção Social da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT), a Secretaria Estadual de Educação (DRE Diamantino), a 5ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (5 CIBM), o 26º Batalhão de Polícia Militar de Nova Mutum, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Mutum e o Departamento de Trânsito de Nova Mutum.
Fonte: Governo MT – MT


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CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.