Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Detran-MT vai reciclar mais de 1,3 mil veículos em unidades do interior

Publicados

MATO GROSSO

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) vai iniciar, na próxima semana, a descontaminação e reciclagem de 1.302 veículos que estão nos pátios de 20 Ciretrans e duas delegacias da Polícia Judiciária Civil no interior do Estado. A ação é um trabalho contínuo priorizado na atual gestão para manter a limpeza dos pátios do Detran em todo o Estado.

Os veículos foram removidos, recolhidos ou apreendidos pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e não possuem mais condições de transitar pelas vias públicas.

“São carros e motocicletas que estão parados nos pátios do Detran e não foram reivindicados pelos proprietários no prazo de um ano. Os donos dos veículos foram notificados com antecedência pelo Detran-MT, mas, muitas vezes, não providenciam a regularização e a retirada do veículo antes do prazo de 12 meses”, disse o gerente de Leilão do Detran-MT, Daniel da Cruz.

Será feita a separação, descontaminação, prensagem, pesagem e reciclagem das sucatas e veículos inservíveis. A estimativa é reciclar cerca de 880 mil kg de materiais.

Nas próximas semanas, serão reciclados 90 veículos que estão apreendidos na 42° Ciretran de Comodoro. Ediecson Santos de Jesus, chefe da unidade, lembra como era o pátio antes da atual gestão e como tem ficado com o trabalho de reciclagem frequente.

Leia Também:  Interventor diz que retirada de equipamentos da Secretaria de Saúde estava planejada e Prefeitura contesta

“Na gestão anterior não houve reciclagem de veículos, ocasionando um grande acumulado de veículos no pátio, virando criadouros de mosquitos. Agora, desde o início da atual gestão, é realizado um trabalho diferenciado em nossa Ciretran, com a reciclagem anual dos veículos que ficam no pátio. Só em 2022 foram duas etapas de reciclagem reduzindo bastante a quantidade de veículos apreendidos no local”, relatou.

No pátio da 9ª Ciretran de Diamantino serão reciclados, neste primeiro semestre, 145 veículos inservíveis. A chefe da unidade, Deborah Resino, fala sobre a importância do trabalho contínuo de reciclagem.

“Nós, das Ciretrans do interior, ficamos gratos com a preocupação que a atual gestão está tendo com nossos pátios. Existem veículos que estão há mais de um ano retidos, sem a manifestação de interesse pelos proprietários em retirá-los. Essa situação de inércia nos deixava extremamente preocupados, pois o acúmulo de veículos torna o ambiente de proliferação de animais peçonhentos e focos em potencial para o mosquito da dengue”, disse.

Para Deborah, a reciclagem continuada deixa os pátios mais limpos e arejados, proporcionando um melhor ambiente de trabalho aos servidores e também um atendimento mais adequado para a população que vai até a unidade para realizar serviços do Detran.

Leia Também:  Produtor apresenta propriedade a técnicos da Empaer

Limpa pátio
O Governo de Mato Grosso por meio do Detran-MT reciclou, nos últimos quatro anos, mais de 28 mil veículos inservíveis e realizou seis leilões de quase 5 mil motocicletas, automóveis, caminhonetes e ciclomotores, limpando diversos pátios da autarquia em Cuiabá e no interior, além de pátios de agências municipais e das delegacias da Polícia Judiciária Civil.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, enfatizou que a limpeza dos pátios é uma ação contínua prioritária na atual gestão para manter os pátios sempre organizados, evitando a superlotação de veículos.

“Fazer a reciclagem de forma contínua é uma maneira de promover a limpeza dos pátios e também a destinação correta dos materiais poluentes, preservando a saúde pública e o meio ambiente”, ressaltou.

O processo de descontaminação inicia com a retirada da bateria, óleo, combustível e pneus, dando à empresa responsável a destinação exigida para cada material. Só então é feita a compactação, pesagem e envio do material para reciclagem. Após o processo de reciclagem, o Detran-MT realiza a baixa definitiva do cadastro do veículo, para evitar novos débitos destes veículos nos anos seguintes.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá

Publicados

em

O mercado imobiliário está em constante evolução, buscando formas de tornar a aquisição de imóveis mais acessível ao público. Em meio a condições especiais de financiamento e facilidades na negociação, a utilização de veículos como parte do pagamento da entrada passou a ser uma alternativa concreta em Cuiabá.

Acompanhando essa tendência, a incorporadora Essence Urbanismo lançou uma campanha que permite a avaliação de até 100% da Tabela Fipe para o veículo oferecido como entrada na compra de terrenos. A ação é válida para o empreendimento Essence Bella Vita, localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização da capital mato-grossense.

O projeto conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m², e foi desenvolvido com um conceito arquitetônico que valoriza a convivência, o bem-estar e a funcionalidade, sem abrir mão da sofisticação.

A proposta também visa incentivar pessoas que desejam vender o carro a considerarem a conversão desse bem em um patrimônio duradouro. A orientação é que os interessados consultem um corretor credenciado para obter todas as informações sobre critérios de avaliação e aceitação do automóvel.

Leia Também:  Interventor diz que retirada de equipamentos da Secretaria de Saúde estava planejada e Prefeitura contesta

De acordo com os Indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/FIPE), o número de unidades novas lançadas no 2º trimestre de 2025 aumentou 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de valor, a alta foi ainda maior, de 19,1%.

“O uso de veículos como parte do pagamento na aquisição de imóveis tem se mostrado uma alternativa viável e estratégica, especialmente em um mercado como o de Cuiabá, que está em plena expansão. Muita gente tem um carro na garagem que representa um valor significativo, mas não enxerga esse bem como uma oportunidade real de alavancar um patrimônio mais sólido e duradouro”, destaca José Paulo, diretor comercial da Essence Urbanismo.

Essence Bella Vita

A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty space, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.

Leia Também:  Museu de Arte Sacra de MT prepara programação especial de férias para crianças

Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.

Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA