Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Diretores das escolas estaduais participam de reunião ampliada de volta às aulas

Publicados

MATO GROSSO


Diretores e coordenadores de escolas estaduais participaram, nesta quarta-feira (02.02), da primeira reunião ampliada sobre a voltas às aulas. A programação faz parte da Semana Pedagógica e visa orientar e tirar dúvidas dos profissionais sobre o que será feito durante o ano letivo de 2022.

A reunião foi transmitida ao vivo por live no canal da Seduc no Youtube, e de forma presencial, recebeu gestores das escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande, no auditório da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). As aulas começam no dia 7 de fevereiro em todas as unidades da rede estadual de ensino, no formato 100% presencial.

“Este é um momento muito especial em que discutimos o retorno às aulas e tudo o que está sendo planejado para os nossos estudantes. Temos muito trabalho pela frente, e é um desafio enorme por ainda lidarmos com a questão da pandemia e recomposição da aprendizagem, mas estamos confiantes que será um ano muito produtivo e de ótimos resultados para a educação em Mato Grosso”, ressaltou o secretário estadual de Educação, Alan Porto.

Leia Também:  Associação pede apoio, divulga tropeirismo e a 4ª Cavalgada

Durante a reunião, foram abordadas as medidas de biossegurança nas escolas, uso dos recursos descentralizados, alimentação e transporte escolar, busca ativa dos estudantes, sistema estruturado de ensino, língua inglesa para alunos do 1º ano do ensino fundamental, além da aquisição e entrega do kit escolar composto por 20 itens, e uniforme completo para todos os alunos da rede estadual de ensino.

O diretor Valter Benedito da Silva, da Escola Estadual Pedro Gardés, em Várzea Grande, destacou o reforço para a busca ativa dos estudantes e, principalmente, as atividades que serão exercidas pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs).

“Teremos uma assistência mais próxima das escolas, pois as DREs funcionarão como uma ‘mini-Seduc’, portanto, a tendência é um atendimento melhor tanto para as escolas, como para a Secretaria de Educação”, disse.

Para o diretor Elias Martins, da Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva, no Jardim Shangrilá, em Cuiabá, um dos pontos principais da live foi a apresentação sobre o kits e uniforme escolar, que têm a previsão da entrega para março.

Leia Também:  Fiscalização da Sema evita desmate de 200 hectares no bioma Amazônia

“O kit escolar é muito importante para nossos alunos, assim como o uniforme. Essa forma de fazer educação,  pensando nesses itens básicos, demostra o cuidado que a gestão tem por cada estudante”, pontuou.

As informações sobre o kit escolar e o uniforme  chamaram a atenção da diretora Leyde Laura da Silva, da Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Júnior (Jaiminho) no Jardim Imperial, em Várzea Grande.

“É um grande avanço os alunos receberam tanto o kit escolar, como o uniforme completo, já que eram itens muito inesperados. Sem dúvida eles vão se sentir mais motivados, o que impactará positivamente na qualidade do ensino”, afirmou a gestora.

A Semana Pedagógica foi iniciada nesta terça-feira (01.02) com a atribuição e acolhimento dos professores. A programação segue até esta sexta-feira (04.02), com a realização de uma aula inaugural presencial e workshops, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

Publicados

em

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.

A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.

Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia

Leia Também:  Liberdade, discernimento e responsabilidade são fundamentais na vida

O que muda?

O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:

10 primeiros: número sequencial da distribuidora

3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL

2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto

O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.

Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA