MATO GROSSO
Dono do restaurante Haru é acusado de assédio moral e ameaça por ex-funcionários; empresário nega
MATO GROSSO
O empresário Lucas Trevisan, proprietário do restaurante especializado em comida oriental Haru, está sendo acusado de assédio, injúria e ameaça por ex-funcionários do estabelecimento. Um dos trabalhadores, identificado como José Jonas Jesus Pereira, registrou, em 31 de março, um Boletim de Ocorrência contra o empresário, afirmando ter sido ameaçado no momento em que assinava sua demissão. Após o registro de José, outros ex-funcionários passaram a relatar situações de assédio vivenciadas durante o período em que atuaram no restaurante.
Em contato com a reportagem do Olhar Direto, o sushiman, que também é estudante de Direito, contou que antes de decidir sair da empresa, presenciou diversas situações de assédio. Segundo José, o empresário apresentava um comportamento arrogante com os funcionários, principalmente durante os períodos de grande movimento no restaurante
“Lá a gente trabalha em seis, mas é um serviço que seria para oito pessoas, quando o movimento aumenta chega a ser trabalho para 10 pessoas. No meio do movimento difícil do bar, ele bebe e fica muito ignorante, e olha que existe uma diferença entre ser rígido e ignorante”, disse o ex-funcionário.
Antes de pedir demissão, José chegou a receber uma suspensão de sete dias, depois de faltar ao trabalho por conta de problemas em um dos joelhos. O ex-funcionário afirmou que a falta se deu para que pudesse ir em uma Unidade de Pronto Atendimento para verificar o que estava acontecendo.
Depois da suspensão, o sushiman decidiu deixar o restaurante, após oito meses, alegando excesso de trabalho, problemas de assédio envolvendo Lucas Trevisan e desvalorização. Decidido a deixar a empresa, José então cumpriu seus últimos dias de trabalho e na sexta-feira (31 de março) se deslocou até o escritório da empresa para assinar os documentos de demissão.
Ao chegar no local, Jose encontrou apenas um dos sócios do restaurante e uma funcionária responsável pela contratação e demissão dos trabalhadores. Conforme relato, pouco tempo depois, Lucas Trevisan chegou ao local e passou a provocar o ex-funcionário.
“Quando estava assinando o último documento, ele pediu para eu olhar pra ele. Até aí tudo bem, nem imaginava o que ia acontecer. Aí ele disse ‘fiquei sabendo que você falou de mim aqui’, porque tinha falado com a moça do RH e para os outros sócios o motivo da minha saída. Aí em seguida ele disse ‘José, se você falar alguma coisa de mim, vou dar um tapa na sua cara’. Na hora eu assustei e todo mundo que estava na sala se assustou. Virei para ele e falei ‘cara, assino embaixo o que falei’. Assinei o último documento, agradeci a moça do RH e o outro sócio”, relatou o estudante.
Olhar direto


MATO GROSSO
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.
A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.
“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.
Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.
Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.
“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.
Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.
O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.
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