MATO GROSSO
Drogaria tem 15 dias para sair de “condomínio vip” em Cuiabá
MATO GROSSO
A juíza da 8ª Vara Cível de Cuiabá, Ana Paula da Veiga Carlota Miranda, deu 15 dias para a Drogaria Modelo deixar um imóvel no condomínio residencial de luxo Florais, localizado na capital. A organização assinou um contrato de locação com a proprietária do imóvel, por R$ 6 mil por mês, mas não vem pagando o aluguel desde abril de 2020. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (10).
De acordo com informações do processo, a Drogaria Modelo, que possui uma unidade no Shopping Três Américas, admitiu que está inadimplente com a locação do imóvel e colocou a culpa na pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para a falta de pagamento.
“A ré, em contestação, não negou o atraso no pagamento dos aluguéis. Defendeu que embora atue no ramo de farmácia, diante da pandemia ficou com suas atividades paralisadas por seis meses, eis que o seu estabelecimento se localiza dentro do Shopping Três Américas, arcando, nesse período, com os custos de funcionários mesmo sem nenhum faturamento”, defende-se a drogaria nos autos.
Em sua decisão, a juíza reconheceu que “os centros comerciais ficaram por algum tempo fechados no intuito de conter o alastramento da pandemia do Covid-19”. Ana Paula da Veiga Carlota Miranda, no entanto, também lembrou que os shopping centers “reabriram há mais de ano”, e que a proibição de despejos na pandemia, como estabelece a legislação brasileira, é limitada a contratos de alugueis que preveem o pagamento mensal de até R$ 600,00 para imóveis residenciais.
“Diante disso está autorizada a rescisão do contrato existente entre as partes, eis que suficientemente demonstrado nos autos a inadimplência da ré, sendo tal fato por ela confessado”, resumiu a juíza Ana Paula da Veiga Carlota Miranda.
A decisão ainda cabe recurso.
FONTE/ REPOST: DIEGO FREDERICI- FOLHA MAX
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.