MATO GROSSO
Empaer promove encontro para orientar produtores de café de Tangará da Serra e região
MATO GROSSO
Produtores de café de Tangará da Serra (a 239 km de Cuiabá) participam do encontro técnico do café, promovido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Prefeitura Municipal e a empresa Bello Campo. O encontro será realizado na próxima terça-feira (08.02), a partir das 7h30, no Campo Experimental da Empaer, localizado na Estrada do Aeroporto, km 04.
O evento atenderá todos os protocolos de biossegurança, como o uso obrigatório de máscara.
A iniciativa visa orientar os agricultores que receberão as mudas que estão em período de desenvolvimento no Campo Experimental, doadas pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).
O evento é aberto a outros agricultores e técnicos da região interessados em adquirir conhecimento sobre a implantação e manejo da cultura do café clonal (Coffea canephora).
O secretário de Agricultura do Município, Rogério Rio, falará sobre as políticas públicas na cadeia produtiva do café. O supervisor do Campo Experimental, Welington Procópio, dará sua contribuição sobre produção de mudas. O técnico da Empaer Leonardo Diogo Ehle Dias e o técnico da Secretaria de Agricultura, André Ferreira do Nascimento, explanarão sobre o preparo do solo, demonstração de plantio e manejo inicial da cultura. Fechando a programação, a coordenadora de Pesquisa e Fomento da Empaer, doutora Danielle Helena Muller, falará sobre a pesquisa com base em materiais genéticos do café.
Serviço
Encontro técnico do café
Local: Campo Experimental da Empaer – na Estrada do Aeroporto, km 04
Quando: Terça-feira (08.02), às 7h30


MATO GROSSO
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.