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Empresários visitam lavoura e indústria em Campo Verde para conhecer cenário de investimentos

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Onze empresários do setor têxtil de Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Sergipe, Santa Catarina e Paraná fizeram um tour pela indústria e lavoura algodoeira mato-grossense. A visita fez parte do evento “Tour da Fibra ao Fio”, realizado na última sexta-feira (03.02) e sábado (04.02), pelo Governo do Estado, por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico ( Sedec-MT) com a Prefeitura de Campo Verde. 

Campo Verde é a cidade mato-grossense polo da fiação no estado com 15 usinas de beneficiamento da pluma em atividade e quatro fiações que produzem cerca de quase mil toneladas de fios de algodão. Na sexta-feira (3), durante a abertura do tour na sede da Associação Mato-grossenses dos Produtores de Algodão (Ampa-MT) em Cuiabá, o governador Mauro Mendes confraternizou com os empresários visitantes e ressaltou porquê Campo Verde oferece o melhor cenário para investir no setor têxtil.

“Campo Verde se destaca na produção do algodão e possui características favoráveis desde o campo à indústria. Os investimentos que estamos fazendo em logística, como a ferrovia que já chegou em Rondonópolis, estão melhorando essa infraestrutura. O nosso próximo passo é a fase de industrialização. O governo recebe vocês de portas abertas. Para terem uma ideia, o período entre o pedido e o deferimento do incentivo fiscal em Mato Grosso demora aproximadamente 48 horas, sem burocracia, pela internet, sem precisar contratar consultor. Não precisa nem ir à secretaria”, ressaltou o governador.

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O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Alberto Miranda, que acompanhou o tour junto com o prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes, e produtores de algodão locais, apresentou aos empresários o Programa de Incentivo Fiscal (Proalmat) que concede crédito presumido equivalente a 65% do valor do ICMS, e os principais investimentos já aplicados pelo governador Mauro Mendes para alavancar a indústria no Estado.

“O algodão de Mato Grosso representa 70% da produção nacional. O governo estadual oferece percentuais atrativos por meio da política de incentivos fiscais, no caso do algodão, o Proalmat. A adesão ao nosso programa de incentivo é digital, isonômica, com segurança jurídica e com percentuais equivalentes a 65%. Temos uma matéria-prima de qualidade. Oferecemos isenções tributárias e programas que expandem, atraem e fomentam a indústria algodoeira no Estado”, apresentou César Miranda.

Após conhecerem os investimentos realizados pela atual gestão estadual, os visitantes foram a campo no sábado (4) e visitaram uma plantação de algodão (alguns pela primeira vez) e puderam assistir na Cooperativa de Cotonicultores de Campo Verde (Cooperfibra) um pouco sobre como é feito o processo de produção do algodão.

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De São Paulo, Márcio Andrade, representante da Muratec, uma filial da Murata Machinery Ltda Japan, ficou impressionado com o potencial produtivo e econômico de Mato Grosso. “Sensacional a experiência desse tour dentro de uma lavoura de algodão. Estamos aqui como fabricantes de máquinas e é muito bom saber que o Governo, junto com a Prefeitura, quer potencializar esse mercado “, afirmou.

Durante o tour com os visitantes, o prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes, apontou que o município cultiva anualmente 90 mil hectares de algodão, produzindo fibra de altíssima qualidade, e que o algodão local se destaca pela qualidade, com ótima resistência, espessura e comprimento. Segundo ele, o nível de qualidade faz com que a pluma seja um dos produtos mais almejados pelo mercado exportador.

Fonte: GOV MT

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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