Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Estudantes de enfermagem recebem capacitação em Diagnóstico Precoce

Publicados

MATO GROSSO

Quando o assunto é câncer, o diagnóstico precoce é um grande aliado para o sucesso do tratamento. Pensando nisso, a Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACCMT) e o Instituto Ronald McDonald realizaram na última sexta (18), a segunda capacitação do Programa Diagnóstico. Desta vez, o curso foi direcionado aos estudantes do curso de enfermagem da Universidade de Várzea Grande (Univag).

Ao todo, participaram 40 alunos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 80% das crianças e adolescentes acometidos pela doença podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A doença é a que mais acomete o público de 1 a 19 anos. O número de casos novos de câncer infantojuvenil estimado para o Brasil pelo Instituto, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 7.930 mil registros. Em agosto deste ano, a capacitação reuniu mais de 100 alunos do curso de Medicina.

“A formação de futuros profissionais de enfermagem com foco no alerta precoce do câncer infantojuvenil é uma estratégia poderosa para salvar vidas. A educação, nesse contexto, é a chave para o sucesso do tratamento”, reforçou Perolina Cezar, coordenadora técnica do Programa Diagnóstico.

Leia Também:  Mutirão de cadastramento no Programa SER Família encerra nesta sexta-feira (17) em Cuiabá

O programa já treinou mais de 30 mil profissionais no Brasil e este treinamento contou com a colaboração do coordenador científico do projeto, Dr. Wolney Taques.

“Sensibilizar para o alerta aos primeiros sinais do câncer infantojuvenil é mais que uma capacitação técnica, é um compromisso com a vida. Nossos acadêmicos saem preparados para fazer a diferença na saúde das crianças de Mato Grosso”, afirmou Wolney.

Sobre a AACCMT

A AACCMT hospeda gratuitamente crianças com câncer e um acompanhante. Entre os assistidos estão crianças residentes no interior de Mato Grosso, em outros estados, em áreas indígenas e de outros países que necessitam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá. Conforme o último levantamento da diretoria, em 25 anos a AACCMT acompanhou 794 assistidos e realizou 19.114 atendimentos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Publicados

em

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

Leia Também:  VÍDEO: Moradora de Poconé, mostra com detalhes a "Precariedade" das ruas do bairro Boa Esperança, que estão tomadas pelos buracos. Ontem, outra moradora deste mesmo bairro, colocou "Biquíni" e fez um protesto "Diferente" dentro de uma poça d'água provocada pelos buracos.

Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA