MATO GROSSO
Estudantes disputam troféu de melhor gamer das escolas estaduais nesta terça-feira (14)
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Final do 1º E-Campeonato Inter Grêmios de Clash Royale será das 08h30 às 16h, no auditório da Seduc, em Cuiabá
O 1º E-Campeonato Inter Grêmios de Clash Royale – Copa Educa, para Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), chega à grande final nesta terça-feira (14.11), das 08h30 às 16h, no auditório da Seduc, em Cuiabá. Ao todo, 16 jogadores, representando escolas e grêmios de oito municípios, participam da final.
Clash Royale é um jogo de estratégia em tempo real, divertido e altamente competitivo. Desde que foi lançada, em junho, durante o 1º Encontro de Grêmios Estudantis, em Cuiabá, a Copa Educa reuniu mais de dois mil estudantes nos games online, inclusive, estudantes Público Alvo da Educação Especial – PAED, cumprindo o critério da equidade.
Desse total, os 16 estudantes mais pontuados nos torneios, ocorridos de 1º de junho a 31 de outubro, competirão entre si na grande final, de forma presencial, no formato bracket de dupla eliminação, com oitavas de final, quartas de final, semifinais e a finalíssima.
Além dos 16 jogadores, quatro alunas mais bem pontuadas vão disputar a semifinal e a finalíssima da categoria especial “As Brabas da Copa Educa”.
“Em cinco meses de competição tivemos um público fabuloso, com estudantes inscritos de 91% das cidades do Mato Grosso, além do engajamento dos grêmios e das 14 diretorias regionais de educação”, comemora o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
O secretário observa que, além dos conteúdos ligados ao torneio, durante a Copa Educa aconteceram palestras e lives exclusivas para estudantes, professores, gestores escolares e até para os pais, a fim de esclarecer sobre os benefícios dos games na formação, aprimoramento das capacidades mentais e motoras, além de despertar no jovem a possibilidade de se tornar um futuro profissional dos games.
Segundo Alan Porto, o Governo de Mato Grosso já entregou milhares de Chromebooks às escolas, disponibilizou internet de banda larga, além de outras tecnologias como Smart TVs, robótica educacional e 103 mil chips de internet móvel para a comunidade estudantil. “Tudo isso compõe um cenário que estimula o estudante a imergir ainda mais nesse universo tecnológico e o game faz parte disso”.
O gestor do projeto, Adriano Echeverria, lembra que todos os 16 finalistas já ganharam cadeiras gamers e fones de ouvido gamer por terem sido os melhores nas etapas anteriores. Na final, os players receberão medalha, kit com camiseta, squeeze, bonés e disputarão prêmios como miniaturas dos personagens do jogo.
Na Finalíssima, para escolha do the best, além de troféu exclusivo, um celular Galaxy A23 estará em disputa. As Brabas da Copa Educa vão disputar miniaturas, troféu e um outro aparelho celular da mesma marca e categoria.
Estudantes que disputarão a final da Copa Educa
João Miguel Santos, da E.E. Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller, de Cuiabá
Matheus Azevedo Rolon, da E.E. Rafael de Siqueira, de Chapada dos Guimarães
Matheus Massayuki, E.E. Elmaz Gattas Monteiro, de Várzea Grande
Wandré Henrique, E.E Joaquim A. Costa Marques, de Denise
Diogo Gomes, E.E. Joaquim A. Costa Marques, de Denise
Luiz Henrique Camilo, E. E. Ulisses Guimarães, de Campo Verde
Reinilson Neris, E.E. Welson Mesquita, de Cuiabá
Kleison Oliveira da Silva, E.E. Welson Mesquita, de Cuiabá
David Erick, E.E. Eliane Digigov, de Cuiabá
Caique Cardoso Morais, E.E. João Rezende de Azevedo, Alto da Boa Vista
Kelto da Silva Queiroz, E.E. Eliane Digigov, de Cuiabá
Maike Magalhães, E.E. Padre Cézar, de Poxoréu
Eduardo Oliveira Silva, E.E. Major Otávio Pitaluga, de Rondonópolis
Henzo Queiroz, E.E. Ubaldo Monteiro da Silva, de Várzea Grande
Vitor Teixeira Queiroz, E.E. Ubaldo Monteiro da Silva, de Várzea Grande
Vinícius José Capitão, E.E. Militar Tiradentes Ten Cel Louirson Benevides, em Várzea Grande
Estudantes que disputarão a final das Brabas da Copa Educa
Ana Vitória Lima Mattioni, E.E. Elizabeth de Freitas Magalhães, de Rondonópolis
Danielle Barretos de Sales, E.E. Muralha de Miranda, de Nova Marilândia
Rosiele de Assis, E.E. José de Lima Barros, de Nossa Senhora do Livramento
Luana Gabrielen Tempes, E.E. do Campo Jaraguá, de Água Boa.
Serviço:
Estudantes disputam troféu de melhor gamer das escolas estaduais
Data: terça-feira (14.11), das 08h30 às 16h
Local: auditório da Seduc, em Cuiabá


MATO GROSSO
Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.
A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.
A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,
redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.
“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.
Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.
Outros projetos ambientais
No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.
Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.
O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.
Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.
As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br
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