Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Ex-jogadores agradecem homenagem e destacam: ‘Prefeito resgatou a história do futebol mato-grossense’

Publicados

MATO GROSSO

Figuras públicas do campo esportivo que fizeram história no futebol mato-grossense parabenizaram o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro,  pela revitalização do Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha. A obra foi entregue na última  segunda-feira (31), data em que o espaço esportivo completou 70 anos. 

O ex-jogador Ademir Neves Moreira, lembrou que sua formação no esporte começou pelo estádio do Dutrinha. Ele cita que o prefeito Emanuel Pinheiro está resgatando uma grande parte da história da cuiabania, pois, o estádio era palco de encontro da população. 

“A minha formação no esporte, iniciou-se aqui, no Dutrinha. Meu pai jogava futebol e nós vínhamos  com ele e começamos a jogar. Fiz parte das equipes da categoria de base, na época, eu era aspirante do Mixto Esporte Clube, junto com o  professor Ranulfo Paes de Barros. E então, comecei a jogar na equipe principal. Joguei 8 anos no Mixto, Operário de VG , São Cristóvão , Palmeirinha do Porto, tudo isso nos anos de 63 a 73. Atualmente eu sou professor de educação física e a minha vida se deve ao esporte. Fui técnico do Palmeirinhas , do Mixto, do Operário de Várzea Grande e a minha vida se define no esporte.  A homenagem que o Emanuel Pinheiro faz hoje,  é um retorno ao passado e eu tenho a oportunidade de usufruir de amigos incomparáveis. É  uma viagem no túnel do tempo”, comentou ele. 

Ex-atacante, Odenir, o Upa Neguinho, ídolo Operariado da década de 67 a 70, agradeceu o prefeito por resgatar a história do futebol e dos nomes que fizeram parte dela. “E muito boa essa homenagem que Emanuel que fez, porque renova a história do Operário de Várzea Grande, que estava sendo apagada com o passar do tempo”, disse.

Leia Também:  VÍDEO: Leda Vilaça, que é responsável pelo Samu, conversou conosco hoje e disse que a decisão de não conduzir um paciente ontem, até uma unidade de saúde foi do "Médico Regulador”, entenda

O Ex-goleiro do Mixto Exporte Clube, Ezair Fortes,  o Nikita  conta que começou sua trajetória nos gramados do Dutrinha e no Operário de Várzea Grande. Para ele, a reforma do Dutrinha significa também valorização e resguardo da memória daqueles  que fizeram história no Estado. “Comecei minha carreira no Operário, depois fui para o Palmeirinha do Porto, e no ano de 78 ganhamos a Taça Cuiabá.  Joguei  em 89 no Mixto e fomos bicampeões pelo Mixto. Nós fizemos história  aqui no Dutrinha”, contou. 

O jogador Sebastião Moreira da Silva, o Treme Terra,  que nos anos 60 e 70, foi jogador de clubes de bairros, considerou a reforma como um marco para a história do povo cuiabano. “Fantástico  o que o prefeito Emanuel fez aqui. Estamos revendo companheiros antigos e relembrando  dos demais do passado. Isso aqui é um patrimônio nosso, os clubes de Cuiabá eram o Dutrinha. Quero parabenizar o prefeito por essa obra”, elogiou. 

Daniel de Jesus Rodrigues, o “Daniel Bolacha”, atuou como massagista esportivo e começou a trabalhar no Dutrinha. “Foi nas categorias de base  do Uirapuru e no Guarani Futebol Clube de Campinas e no Cuiabá, onde fui o primeiro massagista do time cuiabano fundado pelo gaúcho em 2021. Aqui fomos bicampeões  estadual,  tri da Sub-20  , bi do Sub-17. Toda história do futebol mato-grossense passou e passa pelo  Dutrinha. Parabéns ao prefeito Emanuel por essa reforma. Antes, o  banco de reserva aqui era debaixo do sol, e  hoje, é coberto. Eu senti uma emoção do que vivi na minha vida neste estádio. O prefeito resgatou a história do futebol mato-grossense”, contou ele. 

Leia Também:  Delegada faz alerta sobre crimes sexuais durante o Carnaval: "Não é não"

Estiveram presentes os secretários municipais Luis Claudio, Edilene Machado, Ellaine Cristina Mendes, Leovaldo Sales, Vanderlúcio Rodrigues, Renivaldo Nascimento, Leonardo Leão, Fausto Olini, Francisco Vuolo, Zito Adrien, Luciana Zamproni. Além deles o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná, o presidente da Femab, Walter Arruda, deputada estadual por Roraima, Betânia Almeida, comandante do Corpo Musical dos Bombeiros, Ten. Vieira.

Ainda participaram o maestro subtenente Silvério, conselheiro emérito e ex-presidente da Fiemt, Carlos Antônio de Borges Garcia, vereador de Água Boa, Luiz César de Lara, presidente do Cresci, Valdecir Contreira, ex-árbitro Jaílson Aleixo, presidente da Unab de Nova Xavantina, Antônio Pinheiro, vice-presidente da União dos Bairros de Água Boa, Juliano Vagner. Os deputados estaduais Eduardo Botelho e Gilberto Catanni também enviaram representantes.

Lista de Homenageados:
 
Ex – Jogadores
 
QTD
NOME
01
Admir Neves Moreira
02
Altair Caetano da Silva – (Fião)
03
Antonio Gonçalo Souto Arruda – (Totó)
04
Antonio Francelino Marcondes – (Nhogo)
05
Benedito Mário Correa da Costa
06
Benedito Rosemil da Silva
07
Benedito Valdir Santana de Sousa – (Xurica)
08
Carlos Eduardo Gonçalves – (Carlos Macaco)
09
Carlos Henrique – (Mosca)

FONTE/ REPOST: REDAÇÃO OLHAR DIRETO 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Atletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo

Publicados

em

Os 28 atletas que participarão da segunda edição do MT Warriors Championship já foram definidos, e o card completo contará também com duas lutas femininas. Na disputa pelo cinturão, sobem ao ringue Wesley Almeida (RO) e Mateus Gomes (MT).

O evento, que reúne o melhor do kickboxing profissional em Mato Grosso, será realizado no dia 20 de dezembro, a partir das 19h, no Palácio das Artes Marciais. A entrada é gratuita.

Além da consagração no ringue, os três campeões mais destacados garantirão vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. A premiação total ultrapassa R$ 50 mil, reforçando o caráter profissional e competitivo do campeonato. Participam das lutas atletas de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Campo Grande, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. A pesagem oficial será realizada um dia antes do evento.

“Depois do sucesso da primeira edição, os atletas já se preparam para uma nova disputa que vem impulsionando o crescimento do kickboxing em Mato Grosso”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.

Leia Também:  VÍDEO: Servidor que realizar "melhor projeto" receberá premiação em dinheiro do governo de MT

O evento tem chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), garantindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso.

CARD COMPLETO MATO GROSSO WARRIORS – 2ª EDIÇÃO

CARD PRELIMINAR
Peso Super Leve – até 69 kg
Nathan Brenno (Novo Extremo – Cuiabá/MT) × Paulo Antônio (Strike 0579 – Cuiabá/MT)

Peso Médio – até 75 kg
Augusto Daniel Costa (Ji-Paraná/RO) × Octávio Augusto (Team Noya – Cuiabá/MT)

Peso Super Leve – até 62,200 kg
Antônio Tadeu (Alto Araguaia/MT) × Luis Souza “Samurai” (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Lery Yuri (Alto Floresta/MT) × Otávio Henrique (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Pena – até 58 kg – Feminino
Thamires Conceição (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT) × Carol Gonçalves (Campo Grande/MS)

Peso Leve Ligeiro – até 64,500 kg
Murilo Dutra (Sapiranga/RS) × Iago Alves (Porto Velho/RO)

Leia Também:  Nova Rota e Corpo de Bombeiros firmam parceria para reforço no combate às queimadas

CARD PRINCIPAL

Peso Leve – até 65 kg – Feminino
Ana Clara (Ponto 1 – Cambé/PR) × Nadia (LTT – Cuiabá/MT)

Peso Super Médio – até 78,100 kg
Cleyton Gomes Nicacio (RJ) × Silvio Augusto (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg
Oscar Schmidt (Casa Fight – Chapada dos Guimarães/MT) × Rodrigo Silva da Rosa (Rosa Team – Rio Grande/RS)

Peso Super Leve – até 69,1 kg
Lucas Peixoto Alves de Assis (RJ) × Jeferson Barbosa (Sinop/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Alisson Garrido (Passo Fundo/RS) × Wellyngton “Coringa” (Strike Top Brothers – Diamantino/MT)

Peso Cruzador Leve – até 85 kg
Vinicius Coppolo (RJ) × Daniel Junior (RJ)

Peso Médio – até 75 kg (Peso Combinado)
Vanderlei “Vandy” Fernandes (American Killer – Criciúma/SC) × Rangel “Anaconda” (PA)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg – 🏆 Disputa de Cinturão
Wesley Almeida (RO) × Mateus Gomes (C.T. Black Fight – Primavera do Leste/MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA