Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Fantástico mostra que exigência de guia no Circuito das Cachoeiras foi derrubada 13 dias antes da morte de estudante

Publicados

MATO GROSSO

O Fantástico, programa da TV Globo, deste domingo trouxe destaque para a morte do estudante Daniel Hiarle Arruda de Oliveira, 14 anos, durante passeio escolar no Circuito das Cachoeiras no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, na segunda-feira (06). Conforme o dominical, o passeio foi feito sem guia de turismo, como confirmou a direção da Escola Estadual Professor Welcio Mesquita de Oliveira, em Cuiabá (assista aqui).

Leia também:
DHPP procura homem acusado de matar ex e atual namorado dela com mais de 50 facadas

Conforme o programa, desde o dia 23 de novembro, os passeios podem ser feitos sem um profissional, de acordo com uma portaria do Ministério do Meio Ambiente.

O passeio contou com um grupo de 72 alunos, cinco professores e um inspetor escolar. Durante a expedição, no entanto, outros dois menores também desapareceram e foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros.

Daniel foi encontrado morto na cachoeira, a 3 metros de profundidade, após 5 horas de busca. A ausência dos estudantes só foi notada na hora de ir embora, quando o grupo estava no ônibus e uma chamada foi realizada.

Leia Também:  Prefeito contrata banda da Bahia por R$ 110 mil para Réveillon

Por meio de nota, o ICMBio, responsável pela administração do parque, disse que as trilhas contam com estruturação adequada, com sinalização no local e indicações de acesso e, por isso, a visitação autoguiada é permitida em algumas dessas trilhas da Unidade de Conservação.

O instituto ainda garantiu que a escola seguiu a recomendação de um professor para cada dez estudantes. Já a escola afirmou que a recomendação era de um profissional para cada 15 alunos.

O Fantástico questionou se havia professores suficientes para monitorar todos os alunos, já que, no passeio da escola Professor Welcio, a proporção era de um responsável para doze alunos. Além disso, placa informativa na cachoeira aponta que a capacidade máxima no local é de 26 pessoas.

A reportagem contou com o depoimento de bombeiros que atuaram nas buscas do menor. A mãe de Daniel, Joceli Mara Rodrigues de Oliveira, também foi ouvida.

“Não esperava que passaria por uma coisa dessa. Vai aparecer o culpado e a verdade, vai aparecer”, disse, bastante emocionada.

Leia Também:  Grêmio vence Bahia nos pênaltis e avança para a semi da Copa do Brasil

O delegado Alexandre da Silva Nazareth, responsável pelo caso, afirmou que testemunhas já foram ouvidas e que investiga a possibilidade de Daniel ter pulado na cachoeira e se machucado em uma “queda acidental”. A investigação, segundo Alexandre, busca identificar o responsável pela morte do adolescente.

FONTE/ REPOST: AIRTON MARQUES – OLHAR DIRETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  VÍDEO: Pelo segundo dia consecutivo, o trânsito está totalmente interditado na MT 251, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, em razão dos riscos de "Desabamento" na região do Portão do Inferno.

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA