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Fecomércio destaca importância do apoio do Governo e pede nova parceria para FIT Pantanal 2024

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O presidente da Fecomércio, José Wenceslau Júnior, afirmou que o apoio do Governo de Mato Grosso foi fundamental para a realização da FIT Pantanal 2023, que ocorreu no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, após cinco anos de hiatos. O gestor destacou que a parceria é importante para fomentar, cada vez mais, o turismo mato-grossense e pediu apoio para a realização da próxima edição do evento.

“Fizemos questão de agradecer pessoalmente o secretário César Miranda, que nos ajudou a realizar a feira após cinco anos, e aproveitamos para já falar da FIT Pantanal 2024. Se neste ano o evento foi um sucesso, o próximo será ainda melhor e maior”, disse o presidente, em reunião com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico nesta segunda-feira (28.08), após prestação de contas do evento.

César Miranda elogiou a realização do evento, que movimentou o trade de turismo e gerou cerca de R$ 11 milhões em negócios. Ao todo, 50 mil visitantes passaram pelos quatro dias de feira.

“Na edição deste ano foram realizadas rodadas de negócios nacional e internacional, além do evento nacional da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH). O público prestigiou, teve várias atrações culturais, e eu tenho certeza que essa parceria vai continuar sendo um sucesso”, afirmou o secretário.

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FIT Pantanal 2024

A Câmara de Turismo da Fecomércio vai lançar oficialmente a FIT Pantanal 2024 no ABAV Expo 2023, realizada pela Associação Brasileira do Agentes de Viagem (ABAV), no Rio de Janeiro, de 27 a 29 de setembro de 2023. A Sedec, por meio da adjunta de Turismo, vai participar da feira. Além de expor os atrativos do Estado, também fará parte da programação do congresso.

O evento reúne os principais player do setor do turismo e 45% do público são os agentes de viagens. São esperados cerca de 25 mil participantes nesta edição do evento. A edição de 2024 será realizada de 30 de maio a 03 de junho.

Também estiveram presentes na reunião na Sedec os membros da Câmara de Turismo da federação, Alcimar Moretti, Luis Carlos Nigro, Jaime Okamura, a secretária adjunta Andrea Andolpho, o diretor administrativo da MT Par, Jefferson Moreno e o assessor da Sedec Marcus Ogeda.

Fonte: Governo MT – MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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