Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Feira de adoção no Parque Tia Nair encerra programação da I Semana Municipal dos Animais

Publicados

MATO GROSSO

No sábado (7), a partir das 16h, a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, exibirá mais uma mostra de cães e gatos lindos e saudáveis liberados para adoção. São 43 animais, sendo a maioria filhotes. Apenas 4 gatos e 6 cães são adultos e já estão castrados. Dos filhotes, 26 são cães e 7 gatinhos. Todos estão vacinados e vermifugados, prontos para entrar em um lar. A iniciativa encerra a programação da I Semana Municipal de Animais, que começou no dia 1º deste mês, alusiva ao Dia Mundial dos Animais, comemorado em 04 de outubro.

“Com esta ação encerramos a programação que marcou a I Semana Municipal dos Animais. É certo que as ações da Prefeitura de Cuiabá em prol da causa animal não param, mas foi uma semana de iniciativas mais intensas, com sessão de fotos dos animais, blitz informativa sobre o agravo que o abandono e maus-tratos ocasionam, resultando de atitudes humanas, e as feiras de adoção no Mercado Municipal Antônio Moyses Nadaf (Mercado do Porto) e no Parque Tia Nair”, lembrou a secretária adjunta do Bem-Estar Animal, Andrea de Mello.

Leia Também:  Governo anuncia R$ 6,5 milhões na reforma e ampliação do Hospital Regional de Água Boa

A expectativa no Parque Tia Nair é atingir a meta de encontrar uma casa para cada um desses bichinhos que merecem muito amor. “Não tem como negar que a gente se apega a eles, e desejamos que os novos donos sejam assim, amorosos, zelosos e, de fato, um tutor. Aliás, essa deve ser uma prerrogativa na hora de levar um pet para casa, saber que o cuidado será por anos, pois vivem 10, 12, 15 anos. Tem que pensar e planejar a rotina com um novo integrante”, pontuou Andrea.

A sessão fotográfica Pets realizada na Praça Alencastro, mesmo não sendo possível levar todos os animais,  aoresentou um pouco das graciosidades que chegam através de denúncias, ou seja, animais que tiveram a oportunidade de uma nova chance de vida ao serem resgatados. Para os profissionais que lidam com a situação, é uma alegria poder vê-los tão bem, pois chegam em situações degradantes, magros, doentes. Ou feridos, com carrapatos, famintos.

Já as blitzes possibilitaram que centenas de pessoas fossem abordadas e recebessem informações por meio de material gráfico e conversa rápida sobre a causa animal. Em várias abordagens, as pessoas sensibilizadas disseram se atentar mais para a causa a partir do momento em que denunciarem situações de violência aos animais. As blitzes foram realizadas entre os dias 03 e 05 em diferentes áreas livres da Capital, como as Praças Alencastro, da República, Ipiranga e Maria Taquara; terminal do CPA I e CPA III e Estação Bispo.

Leia Também:  Trabalhadores da Coder decidem hoje se entram em estado de greve

SERVIÇO

Feira de adoção de Animais

Local: Parque Tia Nair

Data: 07/10

Horário: 16h

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  Período proibitivo do uso de fogo na Amazônia e Cerrado começa nesta segunda-feira (1º)

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Governo lança campanha Outubro Rosa e anuncia ações nos hospitais geridos pelo Estado

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA